Carlos Filipe, Duque de Värmland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Carlos Filipe da Suécia)
Ir para: navegação, pesquisa
Carlos Filipe
Carl Philip Edmund Bertil
Duque de Värmland
Esposa Sofia Hellqvist
Descendência
Alexandre, Duque de Södermanland
Nome completo
Carlos Filipe Edmundo Bertil
Casa Bernadotte
Pai Carlos XVI Gustavo da Suécia
Mãe Sílvia Sommerlath
Nascimento 13 de maio de 1979 (37 anos)
Palácio Real de Estocolmo, Estocolmo, Suécia
Religião Igreja da Suécia

Carlos Filipe Edmundo Bertil (Estocolmo, 13 de maio de 1979) é o segundo filho, o único homem, do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia e sua esposa a rainha Sílvia Sommerlath. Nascido como príncipe herdeiro, ele sete meses depois foi passado por sua irmã mais velha Vitória na linha de sucessão quando a Suécia adotou o principio da primogenitura absoluta. Carlos Filipe é casado desde 2015 com Sofia Hellqvist.

Infância[editar | editar código-fonte]

Ele foi batizado na Igreja do Palácio Real de Estocolmo, em 31 de agosto de 1979. Seus padrinhos foram: o príncipe Bertil, o príncipe Leopoldo da Baviera, a rainha Margarida II da Dinamarca e a princesa Brígida.

Educação[editar | editar código-fonte]

Primeira Educação[editar | editar código-fonte]

No outono de 1986, o príncipe Carlos Filipe foi matriculado na escola de Smedslättsskolan, em Bromma, um distrito de Estocolmo. Estudou em Ålstensskolan, também em Bromma, até 1992, quando foi para a escola secundária de Enskilda. No outono de 1994, o príncipe Carlos Filipe foi educado em Kent School, em Kent, Connecticut, Estados Unidos. Dois anos depois, continuou seus estudos em um programa de ciências no colégio interno de Lundsbergs.

Ensino Superior[editar | editar código-fonte]

Ele graduou-se na primavera de 1999. Recentemente, ele estudou design gráfico na Escola de Design de Rhode Island, onde trabalhou em um projeto de design de identidade museu. Em 2011, o príncipe Carl Philip terminou os seus estudos em Gestão Agrícola e Rural na Universidade Sueca de Ciências Agrícolas em Alnarp.

Deveres militares[editar | editar código-fonte]

O príncipe completou seus serviços militares no Batalhão Anfíbio no Regimento de Artilharia da Costa de Vaxholm como comandante de bote de combate no outono de 2000. Em dezembro de 2002, o príncipe foi promovido a aspirante a capitão e em 2004 a segundo tenente da Marinha da Suécia. Em 2007 e 2008, ele foi para o Colégio da Defesa Nacional Sueca. Após o curso foi apontado como kapten na Marinha da Suécia (tenente).

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

O príncipe Carlos Filipe começou a namorar com Emma Pernald, em 1999[1]. Pernald trabalhou na PR por muitos anos. Entretanto, o príncipe e Pernald terminaram o relacionamento em março de 2009.

Em abril de 2010, o príncipe Carlos Filipe foi fotografado junto da modelo Sofia Hellqvist. Em agosto de 2010, a porta-voz da corte real, Nina Eldh, confirmou a relação entre Carlos Filipe e Sofia em uma entrevista coletiva no palácio[2].

Sofia Hellqvist foi aos 20 anos protagonista de uma produção fotográfica para a revista masculina Slitz em que apareceu seminua, enrolada numa cobra. Venceu o reality show Hotel Paradise, uma espécie de Big Brother, tornando-se conhecida. Depois desta experiência televisiva rumou aos EUA para estudar ioga, mas descobriu outra carreira: actriz erótica, tendo trabalhado com a rainha da pornografia, Jenna Jameson[3].

Em 2008, o príncipe foi incluído na lista "Os 20 Mais Bonitos da Realeza" da revista Forbes, em nono lugar[1].

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Carlos Filipe e Sofia após a cerimônia de casamento, 13 de junho de 2015.

Depois do namoro se tornar público, Sofía começou, aos poucos, a participar de eventos importantes da família real, como a boda da Princesa Herdeira Vitória em 2011 e o batizado da Princesa Estelle. "Fui muito bem recebida pela rainha", disse ela numa entrevista em janeiro de 2015.[4]

Quando em 2010 o príncipe começou a namorar com Hellqvist, a relação gerou polémica devido ao passado de Sofía, famosa por sua participação no reality show Hotel Paradise, a versão sueca do Big Brother. Além disso, depois do programa, a futura princesa ainda pousou seminua para a revista masculina 'Slitz’ e chegou a trabalhar como stripper em clubes nocturnos. Esta e outras situações levaram a coroa sueca a ter alguma dificuldade em aceitar a mulher escolhida pelo príncipe. Ela, por seu lado, esforçou-se para dedicar-se a várias causas solidárias, dentre elas o Projeto Playground e atividades sociais na África.

Em 27 de junho de 2014, a Casa Real sueca anunciou o compromisso matrimonial do príncipe Carlos Filipe com Sofía e o casamento foi, posteriormente, marcado para o dia 13 de junho de 2015. [5]

O casal, que já vivia junto num apartamento em Djurgården, Estocolmo, começou as comemorações de sua boda no dia 12 de junho, com um jantar de gala e várias presenças reais [6] [7]. A cerimônia religiosa aconteceu no dia 13 de junho na Capela do Palácio Real de Estocolmo.

Em 15 de outubro de 2015 a Casa Real anunciou que o príncipe e sua esposa esperavam o primeiro filho. "Estamos tão felizes", dizia o casal no anúncio. [8]

No dia 19 de abril de 2016, Sofia deu à luz às 18h25, no hospital de Danderyd, em Estocolmo. O menino nasceu com 3,595 Kg, e medindo 49 cm. Em 21 de abril, dois dias após o nascimento, foi anunciado o nome do bebê real: Alexandre, Duque de Södermanland.

Deveres reais[editar | editar código-fonte]

O píncipe Carlos Filipe divide os deveres reais com seu pai, o rei Carlos XVI Gustavo da Suécia e a sua irmã mais velha,a princesa Vitória.

Títulos, honras e brasão[editar | editar código-fonte]

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 13 de maio de 1979 – 31 de dezembro de 1979: "Sua Alteza Real, Príncipe Herdeiro Carlos Filipe da Suécia, Duque de Värmland"
  • 1 de janeiro de 1980 – presente: "Sua Alteza Real, Príncipe Carlos Filipe da Suécia, Duque de Värmland"

Honras[editar | editar código-fonte]

  • Suécia Cavaleiro da Ordem Real do Serafim (RoK av KMO)
  • Suécia Cavaleiro Comandante da Ordem Real da Estrela Polar (KNO2kl)
  • Suécia Cavaleiro Grande Comandante da Ordem Real de Carlos XIII (RCXIII:sO)
  • Suécia Medalha do Mérito de Uppland
  • Suécia Medalha de Serviço das Forças Armadas
  • Suécia Medalha da Paz do Exército Sueco
  • Suécia Medalha do 50º Aniversário do Rei Carlos XVI Gustavo
  • Suécia Medalha de Casamento da Princesa Herdeira Vitória com Daniel Westling
  • Suécia Medalha do Jubileu de Rubi do Rei Carlos XVI Gustavo

Brasão[editar | editar código-fonte]

Coats of arms of Prince Karl Philip of Sweden.svg
Royal Monogram of Prince Carl Philip of Sweden.svg
Brasão de Carlos Filipe
Monograma real de Carlos Filipe

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carlos Filipe, Duque de Värmland


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.