Carlos FitzRoy, 2° Duque de Cleveland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Carlos FitzRoy, 2° Duque de Cleveland
Nascimento 18 de junho de 1662
Londres
Morte 9 de setembro de 1730 (68 anos)
Londres
Cidadania Reino da Grã-Bretanha
Progenitores Mãe:Barbara Palmer, 1.ª Duquesa de Cleveland
Pai:Carlos II de Inglaterra
Filho(s) William FitzRoy
Irmão(s) Anne Lennard, Condessa de Sussex, Mary Tudor, Barbara FitzRoy, Charlotte Lee, Condessa de Lichfield, Charles Beauclerk, 1.º Duque de St Albans, James Scott, Duque de Monmouth, George FitzRoy, 1.º Duque de Northumberland, Henry FitzRoy, 1.° Duque de Grafton, Charles Lennox, 1.° Duque de Richmond, Charles FitzCharles, 1.º Conde de Plymouth
Ocupação aristocrata
Título barão, conde, duque
Blason Charles Fitzroy, 2e duc de Cleveland.svg

Charles Palmer, depois Charles FitzRoy, 2° Duque de Cleveland e 1° Duque de Southampton (Londres, 18 de junho de 1622 – Londres, 9 de setembro de 1730) estilizado Lord Limerick antes de 1670 e Conde de Southampton entre 1670 e 1675, foi o filho mais velho de Barbara Palmer, Condessa de Castlemaine (nascida Barbara Villiers, depois 1° Duquesa de Cleveland) e do Rei Carlos II da Inglaterra e da Escócia. Como um filho putativo de Roger Palmer, 1° Conde de Castlemaine, seu pai nominal, ele foi estilizado Lord Limerick no seu nascimento, que marcou a separação de seus pais. Lord Castlemaine, um católico romano, o cristianizou na fé da Igreja Apostólica Romana Católica, mas seis dias depois o rei o recristianizou na fé da Igreja da Inglaterra.

Em 1670, aos oito anos, ficou noivo por contrato de Mary Wood, filha de Sir Henry Wood, mas o casamento só ocorreria quando Mary atingisse os dezesseis anos de idade. Depois da morte de Sir Henry, a Duquesa de Cleveland mais ou menos abduziu Mary, com a intenção de educá-la junto com seus próprios filhos. Em 1670, Charles FitzRoy foi titulado Duque de Southampton. Com a morte de sua mãe, em 1709, tornou-se o 2° Duque de Cleveland.