Carlos II, Grão-Duque de Baden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o Grão-Duque de Baden. Para o marquês de Baden-Durlach, veja Carlos II de Baden-Durlach.
Carlos II
Grão-Duque de Baden
Carlos II, Grão-Duque de Baden
Grão-Duque de Baden
Período 10 de Junho de 1811 - 8 de Dezembro de 1818
Antecessor(a) Carlos I
Sucessor(a) Luís I
 
Nascimento 8 de julho de 1786
  Karlsruhe, Alemanha
Morte 8 de dezembro de 1818 (32 anos)
  Karlsruhe, Alemanha
Cônjuge Estefânia de Beauharnais
Descendência Luísa Amélia de Baden
Filho sem nome
Josefina de Baden
Alexandre de Baden
Maria Amélia de Baden
Casa Zähringen
Pai Carlos Luís de Baden
Mãe Amália de Hesse-Darmstadt

Carlos II, Grão-Duque de Baden (Carlos Luís Frederico), (8 de julho de 1786 - 8 de dezembro de 1818), foi governante de Baden desde a morte do avô, o grão-duque Carlos Frederico de Baden, em 1811 até à sua morte.

Família[editar | editar código-fonte]

Carlos era o sétimo filho e único varão do príncipe-herdeiro Carlos Luís de Baden e da marquesa Amália de Hesse-Darmstadt. As suas irmãs incluíam a princesa Carolina de Baden, casada com o rei Maximiliano I José da Baviera, a princesa Luísa de Baden, casada com o czar Alexandre I da Rússia e a princesa Frederica de Baden, casada com o rei Gustavo IV Adolfo da Suécia. Os seus avós paternos eram o grão-duque Carlos Frederico de Baden e a marquesa Carolina Luísa de Hesse-Darmstadt. Os seus avós maternos eram o marquês Luís IX de Hesse-Darmstadt e a condessa Carolina de Zweibrücken.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aos quinze anos, Carlos foi viajar com os pais para visitar as suas irmãs mais velhas nas cortes de São Petersburgo e Estocolmo. Durante a visita à Suécia, o seu pai morreu quando caiu da carruagem onde ambos seguiam a 15 de Dezembro de 1801. Carlos assistiu ao acidente.

Devido à forte influência francesa que existia na corte de Baden, Carlos foi forçado a casar-se com Estefânia de Beauharnais, uma filha adoptiva de Napoleão I de França, em Paris, no dia 8 de Abril de 1806. O casamento aconteceu mesmo apesar do facto da sua mãe e irmãs se oporem. Carlos, segundo relatos da época, teria preferido casar-se com a sua prima, a princesa Augusta da Baviera. O casal só conseguiu ter a primeira filha cinco anos depois do casamento.[2]

Carlos foi para a guerra em 1807 como comandante do contingente de Baden sob ordens do marechal Lefebvre. Lá, combateu no cerco de Danzig.

Em 1808, Carlos regressou a casa para governar junto do seu avô, cuja idade avançada começava a reflectir-se nas suas capacidades de governo, o que levou a que Carlos fosse nomeado co-regente. Tinha vinte e cinco anos de idade quando sucedeu ao seu avô.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Carlos casou-se com Estefânia de Beauharnais no dia 8 de abril de 1806 em Paris. O casal teve cinco filhos:

Como o grão-duque Carlos não teve nenhum filho varão que tenha vivido mais de um ano, quando morreu foi sucedido pelo seu tio, o grão-duque Luís I. Houve rumores de que Kaspar Hauser era seu filho e, por isso, o verdadeiro príncipe-herdeiro, mas chegou-se à conclusão que essa afirmação era falsa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Carlos II, Grão-Duque de Baden
Nascimento: 8 de julho 1786 Morte: 8 de dezembro 1818
Títulos reais
Precedido por
Carlos I

Grão-Duque de Baden

1811-1818
Sucedido por
Luís I

Referências

  1. The Peerage
  2. von Weech, Friedrich. "Karl Ludwig Friedrich" (em alemão). Allgemeine Deutsche Biographie. p. Onlinefassung
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Carlos II, Grão-Duque de Baden