Carlos Souto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde junho de 2015). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Carlossouto98.jpg

Carlos Souto (Buenos Aires, 13 de maio de 1955) é um reconhecido publicitário argentino. É considerado um dos principais publicitários políticos de seu país. Dirige a prestigiosa agência de publicidade "La Ese", dedicada desde 1996 à publicidade política. As equipes de trabalho que forma e dirige foram fundamentais na transformação da linguagem política latino-americana na última década. Integrou grupos de trabalho com David Ratto, Ramiro Agulla, Dick Morris, Miguel Sal e Darío Lanis. Em sua longa trajetória recebeu mais de quarenta prêmios nacionais e internacionais por seus notáveis trabalhos na área de comunicação para o mercado de bens e serviços.


Infância e Juventude[editar | editar código-fonte]

Carlos Souto nasceu no bairro de Parque Patrícios da Cidade de Buenos Aires, República Argentina, em 13 de maio de 1955. Seus pais, Maruja e Celestino eram imigrantes galegos. Por eles e por sua avó Carmen, tanto sua irmã Ana Maria como Carlos aprendem a falar galego antes que espanhol. Sua infância e primeira juventude transcorrem nos subúrbios sulinos da cidade de Buenos Aires. Começou seus estudos no Colégio Bernasconi. Posteriormente, na segunda série, trocaria de escola (Cangallo Schule, um colégio alemão do bairro de Balvanera) e completaria ali seus estudos de primeiro e segundo grau.

Cursus Honorum[editar | editar código-fonte]

Logo após o golpe militar na Argentina e por causa do compromisso político que havia assumido como representante estudantil na Faculdade de Engenharia da Universidade de Buenos Aires, Souto viaja ao Brasil e se instala na cidade de São Paulo. Seu primeiro trabalho é como office boy na agência de publicidade Diálogo Propaganda. Em 1976 edita seu primeiro e único livro de contos, ilustrado por Maria Teresa Lemos Fontão. Passado um tempo, começa a trabalhar como assistente na produção de comerciais para televisão. Seus inícios são na Flipfilms e na agência de publicidade Mauro Salles Interamericana. Sua ascensão foi rápida. Desta maneira, conhece o diretor francês Olivier Perroy, quem junto com Carlo Ponti (h), forma a internacional "Filmar do Brasil". Em Angra dos Reis produzem o longa-metragem "Piranhas". Esta seria a única experiência de Souto em longa-metragem. Durante os quatro anos que viveu em São Paulo, Carlos Souto, compartilhou apartamento, o quatorze, em Pinheiros, com o artista plástico e publicitário catalão Xavier Ruáix Duram. O quatorze se transformaria em lugar de culto para os intelectuais, criativos e jovens cineastas que coincidiram em São Paulo durante a segunda metade da década de setenta. Ao começar a década de oitenta, Souto decide retornar à Argentina. Em 1983 começa a organizar seu primeiro empreendimento empresarial. No ano 1984 instaura uma empresa dedicada ao desenvolvimento de eventos para marcas. Souto se desempenhará no campo das relações públicas e da comunicação. Nos anos seguintes, instalado definitivamente na Argentina, Souto desenvolve sua primeira equipe de trabalho voltada à indústria publicitária.

Primeiros sucessos publicitários[editar | editar código-fonte]

Para fins dos anos oitenta, Souto decide enfocar toda sua experiência na criação de uma agência de publicidade pequena, de capitais argentinos. A essência fundamental de seu projeto seria a abordagem da comunicação, cuja função principal consistiria no respeito pela identidade cultural da sociedade em que atuasse. Inclusive que pudesse servir de foro para compreender o potencial construtivo da publicidade no desenvolvimento social. Enquanto seu projeto foi se assentando, em 1991 ganha seu primeiro prêmio, o terceiro lugar no Prêmio “Clarín” à Criatividade em Jornais. Este seria o início de um longo caminho de reconhecimentos para o desenvolvimento de seu projeto. Por esses anos constrói uma afamada dupla com Darío Lanis que será premiada tanto nacional como internacionalmente; ao mesmo tempo conforma uma equipe de trabalho com jovens notáveis como: Juan Cravero, Carlos Bayala, Pablo del Campo, Gustavo Taretto, Fernando Tchechenitsky e Álvaro Fernández Mendy. Em 1993 finalmente funda sua primeira agência de publicidade. Em 1994 ingressa no ranking criativo de agências da Câmara Argentina de Anunciadores, ocupando o décimo primeiro lugar do país. Em 1995 participa pela primeira vez em um concurso para a criação de uma campanha política. Consagra-se triunfador, realiza sua primeira campanha política e ganha a correspondente eleição. Ao mesmo tempo, seu trabalho no campo das comunicações no mercado de produtos e serviços continua acumulando numerosos prêmios. Em pouco tempo obterá um Leão de Prata em TV no Festival de Cannes, um Ouro em TV no London Festival, um Lápis de Ouro e um de Platina, além do Grand Prix no Fiap, e ouros em TV e em Rádio no mesmo festival. Também é multipremiado no México, no Brasil, e na Colômbia, além de reconhecimentos notáveis que receberia em festivais como o New York Festival ou no Círculo de Criativos da Argentina. O primeiro website de Souto resulta ganhador de um prêmio Prata no London Festival e no Fiap. Durante o ano 1999 decide fundar uma nova companhia, a Adlatina.com, um portal de Internet dedicada à publicidade e ao marketing.


Marketing Político[editar | editar código-fonte]

Carlos Souto começa sua experiência no campo da publicidade política no ano 1995 e, desde então, a equipe de profissionais que ele lidera acompanha cada um dos momentos mais importantes da história das eleições argentinas. Ao longo de sua carreira, e graças ao seu reconhecido trabalho, Carlos Souto é convocado para as mais importantes campanhas políticas da Argentina, onde colhe vários êxitos memoráveis. Ganha duas eleições presidenciais, duas eleições para Prefeito de Buenos Aires e uma para Governador na Província de Mendoza, e recentemente uma eleição legislativa de meio termo na Província de Buenos Aires. Tem a oportunidade de ser o responsável pela comunicação institucional de várias gestões do Governo, e de assessorar em situações de crise a diversos políticos e empresários. Seu trabalho no campo eleitoral é elogiado pela qualidade criativa das peças audiovisuais, assim como pela publicidade na via pública, também pelos padrões aplicados à sua produção. Muitos dos comerciais realizados em sua carreira são parte do acervo comunicacional e cultural do seu país.


As Campanhas políticas[editar | editar código-fonte]

Ano Candidato Cargo
1996 Fernando de la Rúa Chefe de Governo da Cidade de Buenos Aires
1998 Fernando de la Rúa Internas Alianza
1999 Fernando de la Rúa Presidente da Argentina
2000 Aníbal Ibarra Chefe de Governo da Cidade de Buenos Aires
2003 Carlos Menem Presidente da Argentina
2003 Julio Cobos Governador da Província de Mendoza
2005 Luis Brandoni Senador Província de Buenos Aires.
2007 Jorge Telerman Chefe de Governo da Cidade de Buenos Aires
2007 Francisco de Narváez Governador da Província de Buenos Aires
2009 Francisco de Narváez Deputado da Província de Buenos Aires


Prêmios[editar | editar código-fonte]

No ano 2000, Carlos Souto foi premiado com o Leão de Prata no Festival de Cannes. Além disso, ganhou prêmios nacionais e internacionais, tanto no campo da política, como nas suas peças de comunicação. Alguns desses prêmios se mencionam a seguir:

  • Cannes International Advertising Festival > Leão de Prata - TV - Categoria Institutos de Ensino
  • London International Advertising Awards > Prata - Internet - Categoria Web Sites
  • London International Advertising Awards > Finalista - Televisão - Categoria Humor
  • London International Advertising Awards > Finalista - Televisão - Categoria Direction /Dialogue
  • London International Advertising Awards > Finalista - Televisão - Categoria Corporate
  • London International Advertising Awards > Finalista - Televisão - Categoria Low Budget
  • New York Festivals > Bronze - Televisão - Categoria Retail Dealers
  • New York Festivals > Finalista - Televisão - Categoria Best Humourous Spot
  • FIAP - Festival Ibero-Americano de Publicidade > Sol de Ouro - Rádio - Categoria Serviços
  • FIAP - Festival Ibero-Americano de Publicidade > Sol de Ouro - Televisão - Categoria Institutos de Ensino
  • FIAP - Festival Ibero-Americano de Publicidade > Sol de Prata - Rádio - Categoria Campanhas
  • FIAP - Festival Ibero-Americano de Publicidade > Sol de Prata. Internet. Categoria Web Sites
  • FIAP - Festival Ibero-Americano de Publicidade > Finalista - Televisão - Categoria Campanha de Serviços
  • FIAP - Festival Ibero-Americano de Publicidade > Finalista - Rádio - Categoria Campanhas de Serviços
  • FIAP - Festival Ibero-Americano de Publicidade > Finalista - Rádio - Categoria Institutos de Ensino
  • The One Show > The One Show Merit Award
  • Festival Brasileiro de Propaganda > Lâmpada de Ouro - Televisão - Categoria Serviços
  • Festival Brasileiro de Propaganda > Lâmpada de Ouro - Televisão - Categoria Educação
  • Festival Brasileiro de Propaganda > Lâmpada de Prata - Rádio - Categoria Serviços
  • Festival Mundial de Publicidade de Gramado > Galo de Prata - Rádio - Categoria Educação
  • Festival da Criatividade do México > Grand Prix - Televisão
  • Festival da Criatividade do México > Águia de Ouro - Televisão - Categoria Escolas e Institutos
  • Festival da Criatividade do México > Águia de Bronze - Televisão - Categoria Escolas e Institutos
  • Dial de Ouro Iberoamericano > Segundo Grande Dial de Ouro - Rádio - Todas as categorias
  • Dial de Ouro Iberoamericano > Dial de Ouro - Rádio - Categoria Serviços
  • Círculo de Criativos Argentinos > Dente de Ouro - Televisão - Categoria Serviços
  • Lápis de Ouro > Lápis de Ouro - Rádio - Categoria Instituições de Ensino
  • Lápis de Platina > Lápis de Platina - Rádio - Todas as categorias
  • Prêmio “Clarín” à Criatividade em Jornais > Primeiro Prêmio - Gráfica Branco e Preto - Categoria Indumentária
  • Prêmio “Clarín” à Criatividade em Jornais > Primeiro Prêmio - Gráfica Branco e Preto - Categoria Livros Escolas Universidades
  • Prêmio “Clarín” à Criatividade em Jornais > Segundo Prêmio - Gráfica Branco e Preto - Categoria Indumentária, Cama e mesa, Lingerie
  • Prêmio “Clarín” à Criatividade em Jornais> Terceiro Prêmio. Gráfica Branco e Preto. Categoria Indumentária
  • Prêmio “Clarín” à Criatividade em Jornais > Terceiro Prêmio. Gráfica Branco e Preto. Categoria Indumentária
  • Concurso Nacional de Publicidade em Rádio > 1º Prêmio - Categoria Institucional
  • Concurso Nacional de Publicidade em Rádio > 1º Prêmio - Categoria Entidades Financeiras
  • Concurso Nacional de Publicidade em Rádio > 2º Prêmio - Categoria Entidades Financeiras
  • Prêmio Éter à Atividade Radiofônica

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Artigos relacionados e Google Books[editar | editar código-fonte]