Carly Rae Jepsen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carly Rae Jepsen
Jepsen em 2015.
Informação geral
Nome completo Carly Rae Jepsen
Nascimento 21 de novembro de 1985 (30 anos)
Local de nascimento
Mission, Colúmbia Britânica,Canadá
País  Canadá
Gênero(s) Pop, dance, teen pop, synthpop
Extensão vocal Soubrette
Período em atividade 2008–atualmente
Outras ocupações Cantora, compositora
Gravadora(s) Fontana, MappleMusic, 604, Schoolboy, Interscope
Página oficial Página oficial

Carly Rae Jepsen (Mission, Colúmbia Britânica, 21 de novembro de 1985) é uma cantora e compositora canadense.

Após participar da quinta temporada do programa de talentos Canadian Idol, em 2007,[1] a artista assinou um contrato musical com as gravadoras Fontana e MappleMusic e lançou seu álbum de estreia, Tug of War, no ano seguinte.[2] O disco vendeu um total de dez mil cópias em território canadense e de seus singles, a faixa-título e "Bucket" ficaram entre as quarenta primeiras posições da tabela Canadian Hot 100 e foram certificadas como discos de ouro pela associação Music Canada (MC).

Seu primeiro EP, Curiosity, foi distribuído em 2012 pela companhia 604 Records e atingiu a sexta colocação da Canadian Albums. Da obra, a faixa "Call Me Maybe" foi selecionada como seu primeiro single, que chegou ao topo de listas de dezoito países.[3] E foi o single mais vendido de 2012 com 12 milhões de cópias.[4] A segunda música de divulgação do EP que lhe dá título alcançou o número dezoito no Canadá, onde também obteve a autenticação de ouro. No mesmo ano, pelas gravadoras 604, Schoolboy e Interscope, Jepsen lançou seu segundo trabalho de estúdio, Kiss, que manteve-se entre as dez principais posições em nações como os Estados Unidos através da Billboard 200, o Canadá, a Austrália, o Japão, a Nova Zelândia e o Reino Unido. O material contém além de "Call Me Maybe" e "Curiosity", a parceria da artista com Owl City em "Good Time", single no primeiro lugar do Canadá e da Nova Zelândia e dentre as vinte colocações iniciais em uma margem internacional.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Jepsen participou do Heritage Park Secondary School em Mission, e desde então começou a fazer pós-graduação. Mais tarde frequentou o Canadian College of Performing Arts em Victoria antes das audições para o Canadian Idol. Depois de completar a turnê Canadian Idol, Jepsen mudou-se de British Columbia para se concentrar em compor, gravar e completar sua banda. Seus demos atraíram atenção e ela eventualmente assinou um acordo com Simkin Artist Management e Dexter Entertainment. Um acordo com Fontana/Maple Music rapidamente seguido, levando Jepsen em estúdio com o produtor e escritor Ryan Stewart.[5] Ela agora é assinada com Scooter Braun, gerente de Justin Bieber e que planeja trabalhar com Bieber.

2008–11: Tug of War[editar | editar código-fonte]

Em 16 de junho de 2008, Jepsen lançou seu single de estreia e mais um single, um cover da canção "Sunshine on My Shoulders" de John Denver, sendo a única canção cover presente no seu álbum.[6] Em 21 de julho de 2008, Jepsen adicionou duas novas canções do álbum na sua página no MySpace: "Bucket" e "Heavy Lifting". Em agosto de 2008, na sua página no MySpace foi anunciado que o título do álbum seria Tug of War e com lançamento para 30 de setembro de 2008. A página também mencionou mais duas músicas que foram incluídas no álbum: "Tug of War" e "Sweet Talker". O primeiro foi lançado como single no iTunes em 16 de setembro de 2008 e têm sido bem recebido nas rádios em várias rádios em todo o Canadá. Ela apresentou este último na sua audição no Canadian Idol.

O vídeoclipe de "Tug of War" foi lançado em janeiro de 2009. "Bucket", seu segundo single, foi lançado em maio de 2009, e o vídeo para "Sour Candy", em dueto com Josh Ramsay da banda Marianas Trench, que tem também ajudou a produzir algumas de suas canções, incluindo Call Me Maybe, que também foi lançado. Todos os vídeos de música do Jepsen foram dirigidos por Ben Knechtel. Na primavera de 2009, ela participou do tour no Canadá com Marianas Trench e Shiloh.[7] Ela então fez uma turnê no Canadá com Marianas Trench, The New Cities e Mission District. Ganhou o prêmio de Cantora Revelação no Teen Choice Awards 2012 pelo single "Call Me Maybe"

2012: Curiosity e Kiss[editar | editar código-fonte]

Jepsen lançou seu segundo álbum Curiosity em 14 de fevereiro de 2012. Foi produzido por Ryan Stewart e Kevin James Maher produziu a faixa "Dear Julien". No mesmo dia do lançamento, Justin Bieber fez o anúncio sobre o programa de música New Music Live da MuchMusic que Jepsen havia assinado com a Schoolboy Records, a gravadora é operada pelo gerente de Justin Bieber, Scooter Braun. [8]

O primeiro single "Call Me Maybe" do seu segundo álbum Curiosity foi lançado em 21 de setembro de 2011 e foi produzido por Josh Ramsay da Marianas Trench e co-escrito por Jepsen, Ramsay e Tavish Crowe. No início de 2012,a cantora e o single "Call Me Maybe" alcançaram o estrelato após um remake da musica criado e postado no canal de Carlos Pena Jr., junto com Selena Gomez, Justin Bieber, Ashley Tisdale entre outras estrelas, um vídeo paródia com a musica feito por diversão pelo grupo de amigos, que acabou com mais visualizações que o clipe original, fazendo com que Carly fosse reconhecida e com que,hoje, "Call Me Maybe" seja a primeira canção de um artista canadense a chegar ao topo da parada digital desde "Baby" de Justin Bieber em janeiro de 2010. Também é só a décima primeira canção de um artista canadense a chegar à primeira posição do Digital Songs desde que a Nielsen SoundScan começou a controlar as vendas de download digital em 2005. Em junho de 2012, "Call Me Maybe" chegou na primeira posição da Billboard Hot 100, ficando nove semanas seguidas no #1. [9]

2014-presente: Emotion e outros projetos[editar | editar código-fonte]

O terceiro álbum de Jepsen foi provisoriamente devido para uma liberação antecipada de 2014, mas ela afirmou que ela não iria apressar o álbum, em vez de tomar o seu tempo para se certificar de que era de qualidade. A partir de fevereiro de 2014, Jepsen assumiu o papel de Cinderela no Broadway produção de Rodgers & Hammerstein Cinderella. Ela desempenhou o papel por doze semanas e estrelou ao lado de novo membro do elenco Fran Drescher. Jepsen falou de seu tempo na Broadway e tendo uma pausa da indústria da música: "Estar perto de pessoas que não só não se importava se estivesse em o mundo pop, mas na verdade, preferido se você não estivesse pegou minha cabeça para fora desse jogo de uma forma muito saudável. De repente, não se tratava de sentar e escrever uma canção, mas que tem uma idéia enquanto caminhava por Nova York e pensando 'Onde está o meu telefone?'".

Jepsen lançou seu terceiro single do álbum, "I Really Like You", em março de 2015. Acompanhado por um vídeo da música em que o ator Tom Hanks lábio-sincronizada com a música, que chegou ao número 14 no Canadá e alcançou cinco primeiros e 40 posições de topo no Reino Unido e Estados Unidos, respectivamente. No mês seguinte, Jepsen realizada uma faixa intitulada "All That" no Saturday Night Live, que foi lançado para lojas digitais no dia seguinte. O álbum , intitulado Emotion, foi lançado no Japão em junho 2015 e estreou no número 8 no Oricon gráfico. Emotion foi lançado mundialmente em agosto e setembro a aclamação geral da crítica, e atingiu um pico de 16 sobre os EUA Billboard 200. Emotion inclui colaborações com Rostam Batmanglij (de Vampire Weekend), Sia Furler, Dev Hynes, Greg Kurstin, e Ariel Rechtshaid. O segundo single, "Run Away with Me", foi lançado em julho, atingir 40 primeiras posições na Escócia, República Checa e Eslováquia. Em setembro, Jepsen anunciou sua Gimmie Love Tour, em apoio da Emotion, jogando datas ao longo da costa leste dos Estados Membros, bem como o Japão em novembro de 2015. Foi também anunciou em setembro que iria Jepsen retratar o papel de Frenchy na Grease ao vivo, Fox apresentação ao vivo de televisão do musical Grease. Ela foi nomeada uma das Pessoas do Ano pela Time Magazine.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Extended plays[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Títulos
Ano Título Papel Notas
2007 Canadian Idol Ela mesma; 3ª Colocada Temporada 5
2012 90210 Ela mesma; Participação Especial Episódio: "Til Death Do Us Part"
2013 No Ritmo Ela mesma; Participação Especial Episódio: "My Fair Librarian It Up"
2015 Saturday Night Live Ela mesma; Cantora convidada Episódio: "Michael Keaton/Carly Rae Jepsen"
2015 Castle Ela mesma; Participação Especial Episódio: "Dead from New York"
2015 Comedy Bang! Bang! Ela mesma; Participação Especial Episódio: "Carly Rae Jepsen Wears a Chunky Necklace and Black Ankle Boots"
2016 Grease: Live! Frenchy; Co-protagonista Remake ao vivo do musical Grease
Teatro
Ano Título Papel Nota(s)
2014 Rodgers + Hammerstein's Cinderella Ella; Protagonista Musical da Broadway

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Premiação Indicação Categoria Resultado
2010 Canadian Radio Music Awards[10] "Tug of War" Song of the Year Venceu
Juno Awards[11] Carly Rae Jepsen New Artist of the Year Indicado
Carly Rae Jepsen, Ryan Stewart Songwriter of the Year
MuchMusic Video Awards[12][13] Carly Rae Jepsen UR Fave New Artist
2012 UR Fave Artist
"Call Me Maybe" Video of the Year Venceu
Pop Video of the Year
UR Fave Video
Most Online Streamed Video
Teen Choice Awards[14][15] Summer Song
Carly Rae Jepsen Breakout Artist
Summer Music Star: Female Indicado
MTV Video Music Awards[16] Best New Artist
Western Canadian Music Awards[17] Curiosity Pop Recording of the Year Pendente
2013 Nickelodeon Kids' Choice Awards "Call Me Maybe" Musica do Ano Venceu

Referências

  1. Parker, Lyndsey (18 de junho de 2012). «Watch Carly Rae Jepsen’s Entire Run on ‘Canadian Idol”» (em inglês). Yahoo! Canada. Arquivado desde o original em 15 de setembro de 2012. 
  2. Machado, Tatiana; Lyrio, Marcelo (20–24 de julho de 2012). «MultiPista (20/07/2012)». Multishow FM. Arquivado desde o original em 15 de setembro de 2012. 
  3. Lane, Daniel (4 de maio de 2013). «Call Me Maybe celebrates its first birthday!» (em inglês). Official Charts Company. Consultado em 4 de maio de 2013. 
  4. «Top selling global singles» (pdf) (em inglês). Federação Internacional da Indústria Fonográfica. 2013. p. 12. Consultado em 26 de fevereiro de 2013. 
  5. Carly Rae Jepsen. «MySpace.com - Carly Rae Jepsen» (em inglês). MySpace. Consultado em 9 de abril de 2012. 
  6. CTV.ca | Carly Rae has 'sunshine on her shoulders'
  7. Carly's MySpace Blog April 3, 2009
  8. Toronto Sun - Bieber's record label signs Carly Rae Jepsen
  9. «'Call me maybe' quebra recorde do ano e completa 9 semanas no 1º lugar (Hit de Carly Rae Jepsen superou o de Gotye no ranking da 'Billboard'.)». G1 Música. 08/08/2012. Arquivado desde o original em 14/09/2014. Consultado em 5 de julho de 2016. 
  10. «Carly Rae Jepsen» (em inglês). CBC Music. Arquivado desde o original em 16 de setembro de 2012. 
  11. Thiessen, Brock (13 de março de 2010). «Juno Awards Announce 2010 Nominees, Including Drake, Metric, Japandroids and, Um, Michael Bublé and Justin Bieber». Exclaim! (em inglês). Arquivado desde o original em 16 de setembro de 2012. 
  12. Mandell, Zack (21 de junho de 2010). «MuchMusic Video Awards 2010 Show Winners» (em inglês). Yahoo! Voices. Consultado em 16 de setembro de 2012. 
  13. MuchMusic Video Awards de 2012
  14. «Teen Choice Awards 2012: List of winners» (em inglês). CBS News. 22 de julho de 2012. Consultado em 16 de setembro de 2012. 
  15. «Teen Choice Awards 2012: Complete Winners List» (em inglês). MTV (MTV Networks). 22 de julho de 2012. Consultado em 16 de setembro de 2012. 
  16. «MTV Video Music Awards 2012 Winners: The Complete List!». Us Weekly (em inglês). 6 de setembro de 2012. Consultado em 16 de setembro de 2012. 
  17. «Said The Whale, Dan Mangan top 2012 Western Canadian Music Awards nominations». The Vancouver Sun (em inglês). 5 de junho de 2012. Consultado em 16 de setembro de 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma cantora é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carly Rae Jepsen