Carmencita (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carmencita
Carmencita (filme)
 Estados Unidos
1894 •  pb •  1 min 
Direção William K.L. Dickson
Produção William K.L. Dickson
Elenco Carmencita
Idioma mudo
Carmencita (1894)

Carmencita é um filme mudo estadunidense de curta metragem em preto e branco, lançado em 1894, dirigido e produzido por William K.L. Dickson, o inventor escocês que foi um dos criadores da câmera cinematográfica ao trabalhar para Thomas Edison.

Este vídeo faz parte de uma série de curtas de Edison mostrando atuações de circo e vaudeville. Mostra a dançarina Carmen Dauset Moreno, a Carmencita,[1] passando pela rotina que desempenhava no Koster & Bial's em Nova York. De acordo com o historiador de cinema Charles Musser, Carmencita foi a primeira mulher a aparecer na frente de uma câmera cinematográfica de Edison e pode ter sido a primeira mulher a aparecer em um filme nos Estados Unidos.[2] O filme leva o nome da dançarina que nele atua.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Apresentando-se no que parece ser um pequeno palco de madeira, usando um vestido com uma saia de aro e botas de salto alto brancas, Carmencita faz uma dança com chutes e giros, um sorriso sempre no rosto.

Produção[editar | editar código-fonte]

O filme foi produzido pelo Edison Studios,[2] empresa que havia começado a filmar em 1890 sob a direção de um dos pioneiros do cinema, William K.L. Dickson. As filmagens ocorreram entre 10 e 16 de março de 1894, inteiramente dentro do estúdio Black Maria em West Orange, Nova Jersey, que é amplamente referido como o primeiro estúdio de cinema da América.

De acordo com o Internet Movie Database, o filme tem 15,24m de comprimento. Foi feito em um formato de 35 mm, com uma relação de 1.33: 1, sendo concebido para ser exibido por meio de um cinetoscópio.[3]

Status Atual[editar | editar código-fonte]

Dada a idade do filme, seus direitos autorais já expiraram e é livremente disponível na internet para download. A cópia é mantida pela Biblioteca do Congresso e pode ser visto em seu website.[2] Uma versão alternativa, com filmagens adicionais em torno do mesmo tempo, pode ser encontrada no Google Video.

O filme também tem tido a atenção do público como o primeiro título listado no IMDb. O site atribui a cada título um código de sete dígitos; O código de Carmencita é "tt0000001", embora não seja o filme mais antigo listado no site.[4]

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Carmencita - Carmen "Carmencita" Dauset Moreno ... Ela mesma (performance solo)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Carmen Dauset, a primeira mulher em filme de dança
  2. a b c «Library of Congress American Memory». Consultado em 10 de março de 2007 
  3. «Internet Movie Database Technical Specifications». Consultado em 10 de março de 2007 
  4. «Internet Movie Database». Consultado em 10 de março de 2007