Rosa Branca (basquetebolista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Carmo de Souza)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde novembro de 2014).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rosa Branca Basketball pictogram.svg
Informações pessoais
Nome completo Carmo de Sousa
Apelido Rosa Branca
Modalidade Basquetebol
Nascimento 19 de julho de 1940
Araraquara, (SP)
Nacionalidade Brasil brasileira
Falecimento 22 de dezembro de 2008 (68 anos)
São Paulo, (SP)
Compleição Altura: 1,89
Clube São Carlos Clube
Palmeiras
Juventus
Corinthians
Medalhas
Campeonato Mundial de Basquete
Ouro Santiago 1959 Equipe
Ouro Rio de Janeiro 1963 Equipe
Prata Iugoslávia 1970 Equipe
Jogos Olímpicos
Bronze Roma 1960 Equipe
Bronze Tóquio 1964 Equipe
Jogos Pan-Americanos
Bronze Chicago 1959 Equipe
Prata São Paulo 1963 Equipe

Carmo de Sousa (Araraquara, 19 de julho de 1940São Paulo, 22 de dezembro de 2008) foi um jogador de basquete brasileiro, mais conhecido como Rosa Branca, era formado em Educação Física na cidade de São Carlos, na antiga "Escola Superior de Educação Física de São Carlos", hoje curso vinculado a UFSCar. Ele era diretor da Federação Paulista de Basketball e estava aposentado pelo SESC, onde trabalhou entre1975 a 2003, como técnico da programação esportiva. Morreu aos 68 anos em decorrência da complicação de uma pneumonia.

Ele foi jogador da seleção brasileira, defendendo suas cores por 12 anos e atuando em todas as posições: pivô, ala e armador.

Conquistou o bicampeonato mundial pelo Brasil, no Chile em 1959, e no Brasil, em 1963, além de duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de Roma (1960) e em Tóquio (1964). Foi também tetracampeão sul-americano e medalha de prata e bronze nos jogos pan-americanos.

Sua carreira começou no "Nosso Clube de Cestobol" de Araraquara, mas só passou a alcançar exito jogando magnificamente pelo São Carlos Clube onde foi "Campeão Paulista do Interior" e "Vice-campeão Paulista" em 1956, onde jogou até 1958.

Em 29 de outubro de 1958, transferiu-se para o Palmeiras, onde continuou com grandes exibições e conquistas, posteriormente passou pelo Juventus, e encerrou a carreira jogando pelo Corinthians, em 1971.[1]

Rosa Branca é respeitado em São Carlos até os dias de hoje, pelos feitos de sua carreira junto ao São Carlos Clube que o projetou, é considerado e reconhecido como cidadão são-carlense.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre basquetebol é um esboço relacionado ao Projeto Basquetebol. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.