Carnaval da Finlândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Samba in cold rain.jpg

Carnaval da Finlândia é um evento que se concentra na capital do país, Helsinque, sendo chamado de Helsinki Samba Carnaval.

Essa festividade ocorre num fim de semana no meio do ano, normalmente por ocasião do dia da cidade de Helsínque a 12 de junho, devido à impossibilidade de realizá-lo nos meses de fevereiro ou março - quando ocorre na maior parte do mundo - devido às baixíssimas temperaturas do país nessa época do ano.

História[editar | editar código-fonte]

Sem muita tradição própria, porém experimentando bastante crescimento e organização, o carnaval finlandês do século XXI é fortemente influenciado por tradições brasileiras, tais como a existência de um desfile de escolas de samba. Em 2007, o evento contou com a participação da presidente do país, Tarja Halonen.

A responsável pela organização do desfile é a Suomen Sambakoulujen Liitto, chamada em Inglês de Association of Samba Schools in Finland e em português de União das Escolas de Samba na Finlândia,[1] cujas filiadas correspondem a sete escolas de samba, porém só cinco concorrem ao título do carnaval.[2]

As Escolas de Samba[editar | editar código-fonte]

Carnaval Finlândes, no ano de 2011.

Notas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carnaval da Finlândia