Carnaval de Loures

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Carnaval de Loures
Primeira edição 1934
Local(is) Loures
País Portugal
Género Desfile de Carnaval
Ingresso Gratuito
Acesso para
deficientes
Sim
Realização Associação do Carnaval de Loures
Página oficial Associação do Carnaval de Loures

O Carnaval de Loures é um dos maiores carnavais da região de Lisboa e de Portugal.[1][2]

Embora já desde os primeiros anos do século XX o Carnaval se celebrasse em Loures com alguma dimensão, 1934 é a data oficial do início das comemorações do Carnaval de Loures. Contudo, anos mais tarde, por ordem de um deputado da Assembleia Nacional Constituinte da época, este Carnaval foi proibido dada a enorme popularidade que tinha alcançado.

Só na década de '70 o Carnaval em Loures voltou a realizar-se. Posteriormente voltou a parar e ao longo dos anos sofreu diversas interrupções até ao século XXI.[1][3]

Para que o Carnaval de Loures nunca pare, foi criada, em Maio de 2000, a Associação do Carnaval de Loures, com o apoio fundamental da Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Loures.

O Carnaval de Loures, considerado o maior evento do Concelho de Loures, conta actualmente com mais de 1800 figurantes e 15 carros alegóricos no seu desfile carnavalesco. Os festejos atraem à cidade dezenas de milhares de pessoas, todos os anos.

Da programação deste carnaval fazem ainda parte o famoso Baile Trapalhão, o Enterro do Rei do Carnaval (momento mais tradicional e satírico do Carnaval em Loures), animação nocturna, entre outras actividades durante os 5 dias de carnaval.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

O Carnaval de Loures é também apelidado de Carnaval Saloio por ser da região saloia, a região de Loures.

Referências

  1. a b «Carnaval de Loures». www.visitportugal.com. Consultado em 18 de junho de 2019 
  2. «Loures | Programa do Carnaval de Loures 2019». Jornal de Mafra. 5 de fevereiro de 2019 
  3. «Carnaval Saloio de Loures». www.cm-loures.pt. Consultado em 18 de junho de 2019