Carnaval de Rijeka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O carnaval de Rijeka de 2008

Carnaval de Rijeka (em croata: Riječki karneval) é realizada a cada ano, antes da Quaresma (entre final de janeiro e início de Março[1]) em Rijeka, Croácia. Fundada em 1982, tornou-se o maior carnaval na Croácia.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

Cerca de um século atrás Rijeka viveu o seu carnaval mais intensamente do que qualquer outra cidade desta parte do país. Desfiles de carnaval foram organizados, bem como bailes populares de carnaval com a presença da aristocratas austríacos e húngaros, barões alemães, condes e condessas de toda a Europa. O renascimento do Carnaval de Rijeka começou em 1982.[2] Ele tinha apenas três grupos em seu desfile e ele não era famoso nem popular. Os grupos foram "Lako ćemo", "Pehinarski feštari" e "Halubajski zvončari". Todos os três grupos, participaram do carnaval de cada vez, desde o início. O maior evento aconteceu em 2001, com 144 grupos participantes. Por causa das restrições que têm sido feitas sobre o número de participantes em cada grupo, o carnaval de 2008 tinha apenas 99 grupos. No entanto, 150.000 visitantes assistiram a ele.

Eventos[editar | editar código-fonte]

cada ano há inúmeros eventos que precedem o carnaval em si. Primeiro o prefeito de Rijeka dá a chave simbólica da cidade para Meštar Toni, que é o "maestro" do carnaval, e ele se torna o prefeito da cidade, durante o carnaval, apesar de este é apenas no sentido figurado. No mesmo dia, há uma eleição da rainha do carnaval. Como todas as cidades em torno de Rijeka têm os seus próprios eventos, durante o carnaval, a Rainha e Meštar Toni estão freqüentando a maioria deles.

Além disso, a cada ano, o baile de Carnaval de caridade é realizada no palácio do Governador em Rijeka. Ele é frequentado por políticos, pessoas de esporte e meios de vida, bem como um número de embaixadores.

O fim-de-semana antes do evento principal, há dois outros eventos realizados. Um dos eventos é o carnaval das crianças, realizada, como o principal, na principal passarela de Rijeka. Os grupos que participam são na maior parte dos jardins de infância e escolas de ensino fundamental, incluindo grupos de outras partes da Croácia e países vizinhos.

O evento principal[editar | editar código-fonte]

Halubajski zvončari

O principal carnaval de março, é o último domingo antes da quarta-feira de cinzas. Normalmente, ele começa ao meio-dia. Na frente há o prefeito de Rijeka, a Rainha do carnaval e Meštar Toni. O percurso da marcha tem vários estágios, onde os anfitriões presente a cada grupo, e o palco principal está situado em frente à prefeitura. O prefeito, a rainha e Meštar Toni ficam na frente do palco e eles saudam a todos os grupos que vêm depois. A rainha abandona essa posição apenas quando o grupo, que ela é originária do percurso do carnaval. Os espectadores geralmente se reúnem para ver a março, ao longo de todo o seu percurso. Se o tempo estiver bom, até 100.000 espectadores poderão participar do carnaval. Tradicionalmente, o último grupo são Halubajski zvončari, quando passar a marcha. Dependendo do número de participantes, o que geralmente acontece entre 8 p.m. e 9 p.m.

Claro, a marcha não marca o fim do carnaval. Na mesma noite, há um evento chamado a queima do Pust. Pust é um fantoche, que tem alguns nomes satíricos, muitas vezes se fosse algum político, e ele é o culpado por todas as coisas ruins que aconteceram no ano anterior. Este evento é realizado no porto de Rijeka, e antes de ele ser levado para o mar, uma leitura de pecados é realizada, onde um porta-voz lê todos os seus pecados. Depois, um barco leva o Pust para o mar e é gravado lá. Esta tradição é mantida em todos os lugares em torno de Rijeka, mas é realizada na terça-feira ou quarta-feira após o carnaval.

Nos últimos anos, existem várias festas realizadas em vários locais, em Rijeka, alguns dias começa antes do carnaval, e de fim de noite, após o carnaval. A mais conhecida é a de uma festa de carnaval realizada no Korzo, onde vários DJs executam.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «Rijeka Carnival». lonelyplanet.com. Lonely Planet. Consultado em 24 de novembro de 2013 
  2. a b Večernji list (em Croatian) http://www.vecernji.hr/gastro-i-putovanja/peto-godisnje-doba-trideseti-put-rijecki-karneval-507970  Em falta ou vazio |título= (ajuda)Falta o |titulo= (Ajuda) Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "VL" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes

Ligações externas[editar | editar código-fonte]