Carnegie Medal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Carnegie Medal (Medalha Carnegie) em Literatura, foi estabelecida no Reino Unido em 1936, em honra ao filantropo escocês Andrew Carnegie. É um prêmio que elege a melhor obra literária para crianças e jovens.

Os livros nomeados devem estar escritos em inglês e publicados no Reino Unido, no ano anterior. Os juízes da medalha, são constituídos por um grupo de treze crianças bibliotecárias do Youth Libraries Group of CILIP. Os livros nomeados são lidos por estudantes de muitas escolas, que mandam um feedback para os juízes. CILIP, também reconhece excelências em ilustração, com a Medalha Kate Greenaway (Kate Greenaway Medal).

Esse prêmio é anunciado no mês de julho, do ano posterior da publicação. O ganhador recebe uma medalha de ouro e uma quantia equivalente a 500 libras esterlinas em livros, para serem doados a uma biblioteca escolar ou pública.

As regras originais diziam que um autor poderia ganhar a medalha somente uma vez. Posteriormente, essa regra foi alterada para permitir trabalhos subsequentes do mesmo autor que deveriam ser incluídos para consideração.

Lista de Ganhadores[editar | editar código-fonte]

Nota: Desde 2007 o ano se refere a quando foi concedida a medalha. Antes disso, o ano indica o ano de publicação dos livros.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]