Universidade Carnegie Mellon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Carnegie Mellon University)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Universidade Carnegie Mellon
Tipo universidade privada, universidade de investigação, instituição educativa privada sem fins lucrativos
Inauguração 1900 (120 anos)
Website oficial
Geografia
Coordenadas 40° 26' 36" N 79° 56' 37" O
Localização Pittsburgh
País Estados Unidos

A Universidade Carnegie Mellon (Carnegie Mellon University) é uma instituição privada de ensino e pesquisa, localizada na cidade de Pittsburgh, no estado da Pensilvânia nos Estados Unidos. Foi fundada em 1967 pela fusão do antigo Carnegie Institute of Technology (fundado em 1900) com o Mellon Institute of Industrial Research (fundado em 1913). O campus principal da universidade tem uma área de 140 acres e localiza-se no bairro de Oakland, a aproximadamente 5 quilômetros do centro da cidade de Pittsburgh e próximo à vizinha Universidade de Pittsburgh.

A universidade é atualmente dividida em sete faculdades que oferecem cursos regulares de graduação e pós-graduação levando aos graus de bacharel, mestre e doutor. Seus cursos nas áreas de ciência da computação, robótica, engenharia, administração de empresas, políticas públicas, linguística, psicologia, estatística, lógica, matemática aplicada, arquitetura e teatro destacam-se entre os melhores da América do Norte. Entre ex-alunos ou ex-professores da universidade Carnegie Mellon encontram-se 18 ganhadores do prêmio Nobel e 9 laureados com o prêmio Turing de computação, além de 7 vencedores do prêmio Emmy de televisão, 3 ganhadores do prêmio Oscar de cinema, e 4 agraciados com o prêmio Tony de teatro.[1]

A Universidade Carnegie Mellon foi classificada em janeiro de 2007 em 12º lugar no ranking das mais importantes universidades do mundo de acordo com presença na rede WWW [2]. No ranking acadêmico de universidades publicado pelo suplemento de ensino superior do jornal The Times de Londres, foi classificada como a décima-sétima melhor universidade em geral dos E.U.A. e a quinta melhor daquele mesmo país na área de tecnologia [3], [4]. A revista norte-americana US News & World Report classifica por sua vez os cursos de pós-graduação em ciência da computação da Universidade Carnegie Mellon em primeiro lugar nos Estados Unidos. [5] De acordo com informações institucionais [6], o orçamento para pesquisa da universidade no ano fiscal de 2006 chegou a 315 milhões de dólares americanos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]