Carol Biazin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carol Biazin
Nome completo Caroline dos Reis Biazin
Nascimento 22 de abril de 1997 (24 anos)
Ivaiporã, Paraná
Nacionalidade brasileira
Cônjuge Day (2018-presente)
Ocupação
Carreira musical
Período musical 2017-presente
Gênero(s)
Instrumento(s)
Gravadora(s) Universal Music Group

Caroline dos Reis Biazin, mais conhecida como Carol Biazin (Ivaiporã, 22 de abril de 1997), é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. Ficou conhecida por ter sido finalista da sexta temporada do programa The Voice Brasil,[1] no time de Ivete Sangalo, e pelo lançamento do EP intitulado S. Carol Biazin é vencedora de prêmios como Aposta do Ano, New Artist[2] e Artista Revelação[2] em premiações nacionais.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carol Biazin iniciou sua paixão pela música aos quinze anos, em 2012, em festivais regionais de sua cidade natal no Paraná e na cidade em que viveu durante um período maior, Campo Mourão, também no estado do Paraná.

Ao ser a vencedora de um desses festivais, foi convidada pela dupla Cléber & Fernando a gravar uma colaboração no DVD da dupla. Após a gravação, em alguns meses Carol já tinha a oportunidade de gravar seu próprio DVD ao vivo, que fora comercializado por seu site oficial.

Carol iniciou sua formação musical na Faculdade de Artes do Paraná, complementada com aulas de música desde a infância.

Em 2017, ela participou do talent show The Voice Brasil, sendo finalista pelo time Ivete.

Em 2018, Carol Biazin se mudou para a cidade de São Paulo a fim de investir na sua carreira.

Reality shows musicais[editar | editar código-fonte]

The X-Factor Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 2016, Carol Biazin foi uma das participantes da 1° edição do X-Factor Brasil. Todavia, foi eliminada durante a apresentação voltada ao samba, um gênero que não abrange Carol artisticamente.

The Voice Brasil[editar | editar código-fonte]

Durante sua participação na 6° temporada do The Voice Brasil, transmitida pela Rede Globo, Carol Biazin foi diversas vezes elogiada e apreciada pelos técnicos Michel Teló, Carlinhos Brown, Lulu Santos e sua mentora no programa, Ivete Sangalo. O público também espantou-se com a qualidade e talento apresentados nas apresentações feitas pela cantora e, de certa forma, começou a reivindicar mais reconhecimento para a mesma. Dentre elas, o dueto de "Beauty And The Beast" com o também finalista Juliano Barreto, "Daddy Lessons", de Beyoncé, "Here" de Alessia Cara, "Million Reasons", de Lady Gaga e, inovando completamente, propôs de apresentar-se com seu violão para interpretar "Telescope", de Hayden Panettiere.

Carol Biazin ficou em segundo lugar[3] na classificação final do programa.

Com o fim da temporada, a equipe técnica do programa lançou o EP The Voice Brasil 2017 - Finalistas nas plataformas digitais, contendo duas músicas autorais de cada um dos finalistas: uma já lançada ao vivo durante a grande final, com direito a um videoclipe gravado direto dos bastidores, e outra totalmente inédita.

  • Carol Biazin - "Não Vai"[4]
  • Carol Biazin - "Diga"[5]

Após a finalização da temporada, lançou-se como artista independente.

Artista independente[editar | editar código-fonte]

Carol Biazin quis mostrar sua arte para o mundo. Portanto, em meados de 2018, lançou de forma totalmente independente o single "Talvez"[6], que ganhou um videoclipe logo em seguida.

Ainda em 2018, Carol Biazin gravou e compôs em parceria com Dreicon a colaboração "Você Tem". A música não entrou para os mais vendidos do iTunes, porém soma mais de vinte milhões de streamings nas plataformas digitais, sendo assim a canção mais escutada de ambos os artistas nas plataformas.

Durante o The Voice Brasil, Carol conheceu sua atual namorada e também cantora Day. Juntas, compuseram a faixa "Deixa Rolar", disponível no EP homônimo Day nas plataformas digitais.

Carol possui um canal no YouTube onde gravava covers, ganhando notoriedade de artistas internacionais como Lauren Jauregui, Kiada Ledé e Jeremy Passion, e também artistas nacionais como Jão, Marília Mendonça, Iza, Gloria Groove, Pabllo Vittar, Priscilla Alcântara, UM44K, Vitor Kley e o duo Anavitória.

Meu Projeto Autoral[editar | editar código-fonte]

No mesmo ano, motivada pelo desejo de gravar seu primeiro EP, Carol Biazin lançou uma campanha no Catarse, intitulada Meu Projeto Autoral, um site que planeja arrecadamentos coletivos e oferece prêmios pré-estabelecidos em troca.

Os prêmios comprados pelos contribuintes da campanha variavam de acordo com o valor: Encontrinho para ouvir o EP antes do seu lançamento, Pocket Show, faixas de áudio, camisetas e o próprio EP em formato físico após o seu lançamento.

O objetivo inicial da campanha era de arrecadar cerca de cinquenta mil reais em sessenta dias. O objetivo foi cumprido em quarenta e quatro dias e, ao final do arrecadamento, haviam mais de noventa mil reais para contribuir com o lançamento[7] e cerca de 770 apoiadores.

EP e Tour S[editar | editar código-fonte]

Em 2019, Carol Biazin assinou contrato com a label da HeadMedia para a produção do seu EP estendido para a Universal Music Brasil. Por conta disso, o dinheiro arrecadado anteriormente durante a campanha foi revertido para a divulgação do mesmo e entrega dos prêmios prometidos.

O EP foi intitulado como S[8], baseado no estranho fato de todas as quatro faixas começarem com a letra S. O trabalho foi lançado nas plataformas digitais no dia 12 de outubro de 2019 e possui como singles as faixas "Segue Com a Tua Vida" e "Suas Linhas".

O single "Segue Com A Tua Vida" foi sucesso instantâneo, recebendo cerca de quatro milhões de streams e o primeiro lugar no MTV Top 20 entre artistas da comunidade LGBT.

A divulgação do EP ocorreu com a realização da Turnê S, que percorreu as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André, São José dos Campos, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Guaratinguetá com seus shows.

O outro single, "Suas Linhas", conta com um videoclipe gravado durante um show da Turnê S, por ter sido eleita a faixa favorita dos fãs da cantora. Antes de sua estreia, já contava com mais de dois milhões de streams em seus áudios originais e, recentemente, atinge a marca de seis milhões no somatório de todas as plataformas.

EP "Sem Filtro"[editar | editar código-fonte]

Com a quarentena ocorrida no ano de 2020, o isolamento social possibilitou a criação do "projeto de quarenta" de Carol Biazin que, mais tarde, formaria o EP "Sem Filtro". O EP possui três faixas e contém duas regravações: Cancela, single até então mais recente da cantora, foi regravada no piano e Talvez, seu primeiro single, regravada na Guitarra; ambas com videoclipes intimistas no estilo "Unplugged".[9]

As faixas foram lançadas semanalmente. A faixa inédita - intitulada Metade[10], foi lançada na última das três semanas, revelando completamente o EP.

O projeto "Sem Filtro" foi assim chamado por possuir produções mais orgânicas às lançadas anteriormente pela cantora, sendo assim, uma demonstração sem filtro do seu eu artístico, motivado a mesclar suas inspirações em novas versões das mesmas músicas e também em sua faixa inédita.

Metade, single inédito do EP Sem Filtro, foi gravada ineditamente pela artista com uma banda inteiramente feminina e foi muito bem recebida pelos fãs. Além de estar na sessão "Em Alta" do YouTube e alcançar ótimos números nos charts, Metade foi destaque na Hotlist da Rolling Stone do Brasil.[11]

Primeiro álbum[editar | editar código-fonte]

Ainda sem título definido, Carol Biazin promete lançar seu primeiro álbum no segundo semestre de 2020. O primeiro single, chamado "Cancela", já alcançou cerca de dois milhões de visitas nas plataformas digitais e é auto-intitulado como um projeto gigante. Isso porque, com as gravações do videoclipe,o roteiro esquematiza que Biazin represente uma figura oculta, interpretando as crises, discórdia, inseguranças e sentimentos que se infiltram na rotina de um casal que contribuem para o fim de um relacionamento. O álbum completo ainda não possui data de estreia e tampouco foi finalizado.

Programas de TV[editar | editar código-fonte]

Ano Programa Emissora Observações
2016 The X-Factor Brasil Band, TNT Participante
2017 The Voice Brasil[12] Rede Globo Participante
É de Casa
2018 Ensaios Música Boa Multishow com Day e Iza
2019 TVZ com Ana Gabriela
Lado D TNT Brasil -
2020 Expresso TNT[13]

Performances[editar | editar código-fonte]

Confira as principais apresentações de Carol Biazin:

Ano Programa Meio
2017 É De Casa[14] Rede Globo
2018 Os Melhores Anos das Nossas Vidas[15]
The Voice Brasil - Coletiva de imprensa Gshow ao vivo
2019 Canta Lá Na Casa de Praia Multishow
Bem da Terra Band Internacional
Prêmio Multishow de Música Brasileira 2019[16] Multishow
Parada LGBT do Rio Trio Agito Carioca
2020 Parada LGBT de São Paulo -

Participações em shows[editar | editar código-fonte]

Além de cantar, Carol Biazin também realizou diversas participações especiais em shows de outros artistas.

Ano Tipo Artista Meio
2018 Tour Meu Acústico Gabriel Nandes Show
- Plutão Já Foi Planeta
2019 Canta Lá em Sampa Thalita Meneghim
Canta Lá em POA

Festivais[editar | editar código-fonte]

Ano Festival Notas
2018 FestivaL DazMina -
2019 Parada LGBT do Rio Trio Agito Carioca
2020 Brasileiríssimos -
Música em Casa Universal Music,

Global Talent Services

Masks4All POPline

Autorais[editar | editar código-fonte]

Ano Artista(s) Faixa Álbum
2018 Dreicon, Carol Biazin "Você Tem" EP Um Pouco A Mais
Carol Biazin "Talvez" -
Day, Carol Biazin "Deixa Rolar" EP Day
2019 Carol Biazin "Suas Linhas" EP S
"Segue Com a Tua Vida"
"Saudade da Minha Cama"
Carol Biazin, Luccas Carlos "Ser"
2020 Carol Biazin "Cancela" -
Carol Biazin "Metade" EP Sem Filtro
Carol Biazin, Vitão Sempre Que Der -
Carol Biazin Beijo de Judas Álbum Beijo de Judas
Louca
Tatuagem
Frank Ocean
Sempre Que Der
Inveja
Desgrama
2021 Carol Biazin, Gloria Groove Rolê
Carol Biazin, Luísa Sonza Tentação
Carol Biazin Raio X

Composições[editar | editar código-fonte]

Carol Biazin também colaborou em algumas composições do cenário musical brasileiro, entre elas:

  • Dreicon, Carol Biazin - "Você Tem"
  • Rouge - "Juntinho"
  • Day - "Espaço"
  • Day, Carol Biazin - "Deixa Rolar"
  • Day - "Pequena Sereia"
  • Day - "Geminiana"
  • Bruno Sfair - "O Que Falta"
  • Vitão, Anitta - "Complicado"
  • Vitão - "Um Pouco de Você

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Meio Categoria Indicação Resultado
2018 TVZ Clipe do Ano "Talvez" Venceu
2019 Prêmio Jovem Brasileiro Aposta do Ano Carol Biazin Venceu
Prêmio Jovem Brasileiro Melhor Fandom Biazins Indicado
Prêmio Jovem Brasileiro Feat do Ano "Ser" (feat. Luccas Carlos) Indicado
Influency Me Estrela Digital Carol Biazin Indicado
Prêmio POP Mais New Artist Carol Biazin Venceu
Prêmio POP Mais Artista Revelação Venceu
Information Awards Revelação Nacional Venceu

Referências

  1. «Conheça a participante Carol Biazin do 'The Voice Brasil'». Consultado em 23 de dezembro de 2019 
  2. a b Cartaxo. «Confira os vencedores do Prêmio POP Mais 2019 – POP Mais». Consultado em 23 de dezembro de 2019 
  3. «Final 'The Voice Brasil': reveja a trajetória de Carol Biazin no reality». Gshow. Consultado em 23 de dezembro de 2019 
  4. «Música autoral de Carol Biazin vira clipe no 'The Voice Brasil'; assista». Gshow. Consultado em 23 de dezembro de 2019 
  5. «Universal Music lança o EP "The Voice Brasil Finalistas 2017" – Volume 1, em todas as plataformas digitais | Notícias». Universal Music Brasil. Consultado em 23 de dezembro de 2019 
  6. «Mattheus Cerqueira: Carol Biazin lançou clipe de "Talvez"». Mattheus Cerqueira. 19 de outubro de 2018. Consultado em 23 de dezembro de 2019 
  7. «Carol Biazin | Meu Projeto Autoral». Catarse. Consultado em 23 de dezembro de 2019 
  8. «CONHEÇA A CANTORA CAROL BIAZIN E SEU NOVO EP, "S". ASSISTA AO VIDEOCLIPE DE "SEGUE COM A TUA VIDA" | Notícias». Universal Music Brasil. Consultado em 23 de dezembro de 2019 
  9. Machado, Fernando (26 de junho de 2020). «Entrevista - Carol Biazin fala sobre seu novo single 'Metade' e de seu EP 'Sem Filtro'». Oniverso Abominável. Consultado em 29 de junho de 2020 
  10. «Carol Biazin mostra sua verdadeira essência em nova música, 'Metade' - Febre Teen». 26 de junho de 2020. Consultado em 29 de junho de 2020 
  11. Internet (amdb.com.br), AMDB. «Rolling Stone · HOTLIST». Rolling Stone. Consultado em 29 de junho de 2020 
  12. Carol Biazin: confira todas as apresentações da finalista do 'The Voice Brasil’, consultado em 29 de junho de 2020 
  13. Brighenti, Lucas. «Expresso TNT celebra o Mês do Orgulho LGBTQIA+». TV Magazine. Consultado em 29 de junho de 2020 
  14. Carol Biazin canta no 'É de Casa' - Rede Globo - Catálogo de Vídeos, consultado em 29 de junho de 2020 
  15. «Os Melhores Anos das Nossas Vidas». GSHOW. Consultado em 29 de junho de 2020 
  16. Santos, Daiv (29 de outubro de 2019). «Prêmio Multishow 2019: Carol Biazin e DAY fazem apresentação conjunta no pré-show». POPline. Consultado em 29 de junho de 2020