Carruagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o veículo ferroviário, veja Carruagem (caminho de ferro).
Salão Nobre, Museu Nacional dos Coches, Lisboa, Portugal
Uma coupé de gala, no Museu Real de Arte e História, Bruxelas

A carruagem é um meio de transporte de tracção animal. Tem quatro ou duas rodas, geralmente com suspensão. Pode ser aberta ou fechada e inicialmente foi um veículo que a nobreza e realeza europeia utilizavam para se apresentar em público.

História[editar | editar código-fonte]

As carruagens teriam surgido no século XIII a.C., com uso militar. Foram usadas na Roma Antiga, no século I a.C., embora o veículo de transporte habitual fosse a liteira, que continuou a ser usada nos séculos seguintes.[1]

No século XVI, as carruagens voltaram a ser utilizadas, inicialmente limitadas às classes mais altas da sociedade, em especial monarcas. No século XVII as suspensões melhoraram e por conseguinte as carruagens também. Eram mais rápidas, leves e variadas. Os construtores começaram a competir entre si para fazer a melhor carruagem. Estes juntavam carpinteiros, pintores, entalhadores, douradores, envernizadores e vidraceiros que juntos faziam não só carruagens cerimoniais, como também carruagens para passeios.

No início do século XX, as carruagens quase deixaram de existir com o aparecimento dos automóveis.

Tipos de carruagem[editar | editar código-fonte]

Existiram muitos construtores de carruagens que tentaram, cada um à sua maneira, inovar e melhorar as carruagens. Esta é uma lista com as muitas das carruagens que foram construídas.

Alguns destes nomes serviram para batizar carroçarias de automóveis, tais como coupé (cupê), victória, brougham, landau (landó), cabriolet, phaeton (faetonte) e limusine.

Coleções de carruagens[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Carruagens
  1. The World on Wheels, Ezra Stratton