Carso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O planalto, visto de Duino
A localização de Carso, no nordeste da Itália

Carso (em esloveno Kras, em croata Krš), também conhecido como Planalto Cársico é um planalto rochoso calcário[1] que se estende do nordeste da Itália, aos pés dos Alpes Julianos (províncias de Gorizia e Trieste), até os Alpes Dináricos (Montanhas Velebit), no extremo noroeste da Croácia, na Ístria, passando pela parte ocidental da Eslovênia. Abrange, portanto, três países.

O relevo típico do Carso, o carste ou relevo cárstico tem seu nome derivado dessa região. Por isso o Carso também é chamado de Karst clássico (Karst é o termo alemão para a região e também o termo pelo qual o relevo é mais conhecido).

O Carso possui um relevo rico de cavidades naturais, dada a extrema solubilidade das rochas calcárias, particularmente em ácido carbônico, presente na água da chuva. Todas essas grutas possibilitam a formação de diversas sociedades espeleológicas. A região é atravessada por uma grande rede de sendeiros e caminhos que permitem de forma especial o desenvolvimento do ecoturismo.

Divisão tradicional[editar | editar código-fonte]

Os Carso eram uma das divisões tradicionais da partição dos Alpes adoptada em 1926 pelo IX Congresso Geográfico Italiano na Itália, com o fim de normalizar a sua divisão em Alpes Ocidentais, Alpes Centrais e dos Alpes Orientais, aos quis pertenciam.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Carso

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Carso». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 1 de dezembro de 2019 
Imagem: Grutas de Škocjan A área do Carso inclui o sítio "Grutas de Škocjan", Património Mundial da UNESCO.