Cartago (Costa Rica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cartago
Escudo de Cartago (Costa Rica).svgBandera de Cartago (Costa Rica).svg
Basilica de los Angeles.jpg
Geografia
País
Província
Cantão
Capital de
Área
4,04 km2
Departamentos
Oriental (en)
Occidental (en)
Altitude
1 435 m
Coordenadas
Demografia
População
22 775 hab. ()
Densidade
5 637,4 hab./km2 ()
Funcionamento
Geminação
História
Fundação
Identificadores
Website

Cartago é uma cidade da Costa Rica, capital da província de Cartago, localizada aproximadamente a 25 km leste da capital San José e aos pés do Vulcão Irazú. A área da cidade é de cerca de 152,68 km², incluindo todos seus distritos: Oriental e Ocidental (conhecidos em conjunto como o centro local), El Carmen (ao norte), San Rafael de Oreamuno (ao leste, capital do cantão de Oreamuno), Dulce Nombre e San Francisco (ao sul).

A população da região metropolitana era de 141.524 em 2003, e deverá alcançar 156,600 habitantes em 2008, segundo o Instituto de Estatísticas e Censos da Costa Rica.

História[editar | editar código-fonte]

Cartago foi fundada em 1563 pelo conquistador espanhol Juan Vásquez de Coronado, e foi o primeiro assentamento espanhol permanente na Costa Rica. Foi capital do país até 1823, quando o primeiro chefe de estado eleito, Juan Mora Fernández, mudou a capital para San José.

Em 1723, uma erupção vulcânica do Irazú destruiu Cartago. A cidade foi severamente danificada por grandes terremotos em 1822, 1841 e 1910. Em 1963, outra erupção vulcânica danificou seriamente a cidade e cobriu San José e quase toda a produção agrícola da cidade com cinzas.

Os principais produtos da região são batata, cebola, leite e orquídea. Estes produtos representam mais de 90% da economia da cidade.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Costa Rica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cartago (Costa Rica)