Carteira digital de criptomoeda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Uma carteira digital de criptomoeda é um mecanismo que permite armazenar Criptomoeda e realizar transferência utilizando o computador ou celular. Surgiram a fim de facilitar a utilização do criptodinheiro e tornar mais seguro seu armazenamento.

Introdução[editar | editar código-fonte]

Uma carteira digital de criptomoeda é um software ou hardware que facilita transações de criptodinheiro de maneira segura. Para criar uma carteira pode ser solicitado uma identificação real como identidade ou carteira de motorista. É possível armazenar Bitcoin, Ethereum ou múltiplas criptomoedas.

Para uma pessoa realizar Transações de bitcoin é preciso ter uma Chave privada e uma chave pública que pertencem à pessoa que está enviando o criptodinheiro e uma Chave pública que pertence à pessoa que vai receber esse criptodinheiro. Se o usuário perdesse essa chave privada seria impossível realizar transações e seu criptodinheiro seria perdido. Na maioria das vezes, em uma carteira digital esse controle é feito pela mesma e o usuário não lida diretamente com as chaves, tendo acesso ao seu criptodinheiro por meio de um login/senha.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Uma carteira digital de hardware utiliza um dispositivo físico para garantir a segurança das transações. Por exemplo, a Ledger Wallet funciona com base em recursos de segurança robustos para armazenar ativos criptográficos e garantir pagamentos digitais[1]. A Treasure[2] é uma carteira digital para Bitcoin.

Uma carteira digital de software utiliza um software em um navegador ou celular para realizar as transações. Por exemplo, o Electrum[3] é um software de carteira digital para Bitcoin. A Foxbit[4] é uma carteira digital disponível para web e realiza transações de Bitcoin.

Vantagens[editar | editar código-fonte]

A utilização de uma carteira digital torna mais simples realizar compras online, sendo necessário apenas a Chave pública do destinatário, evitando enviar informações sensíveis como número do cartão de crédito, por exemplo. E a garantia de acesso ao seu criptodinheiro é uma vantagem, uma vez que caso a chave privada fosse perdida, todo criptodinheiro do usuário estaria perdido.

Desvantagens[editar | editar código-fonte]

A privacidade proporcionada pelo anonimato das transações no whitepaper do Bitcoin [5] seria ameaçada, uma vez que a carteira digital tem conhecimento da identidade dos usuários e das transações sendo realizadas. Outra desvantagem é caso a carteira digital não esteja disponível, por exemplo os servidores estejam offline ou algum outro problema técnico, o usuário fica impossibilitado de acessar sua conta ou realizar alguma transferência de criptodinheiro.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Ledger Nano S - Cryptocurrency hardware wallet». www.ledgerwallet.com (em inglês). Consultado em 12 de outubro de 2017 
  2. «TREZOR Hardware Wallet». shop.trezor.io (em inglês). Consultado em 12 de outubro de 2017 
  3. «Electrum Bitcoin Wallet». electrum.org (em inglês). Consultado em 12 de outubro de 2017 
  4. https://foxbit.exchange/  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  5. «Satoshi Nakamoto» (PDF). 2008