Caryophyllales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Caryophyllales
Dianthus caryophyllus L (Clove pink).JPG
Dianthus caryophyllus
Classificação científica e
Reino: Plantae
Clado: Tracheophytes
Clado: Angiospermas
Clado: Eudicots
Clado: Superasterids
Ordem: Caryophyllales
Juss. ex Bercht. & J.Presl[1]
Subordens

Caryophyllineae
Polygonineae
Portulacineae

Sinónimos

Centrospermae

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Caryophyllales

As Caryophyllales constituem uma ordem de plantas Eudicotiledôneas. Os novos esquemas de classificação incluem um largo número de famílias, pertencendo a maioria a dois subgrupos distintos.

Segundo o APG IV (2016), ela faz parte do clado das Superasterídeas, juntamente com as ordens Berberidopsidales, Santalales e todas as ordens do clado das Asterídeas.

As principais Caryophyllales subdividem-se nas famílias:

Excepto para as duas últimas famílias, este grupo corresponde directamente às Caryophyllales de acordo com o antigo Sistema de Cronquist. Existem algumas variações ligeiras na forma como as famílias são reconhecidas, nesta e noutras classificações. Tanto as Stegnospermataceae como as Barbeuiaceae estão incluídas nas Phytolaccaceae de Cronquist, enquanto que as Didieraceae estão incluídas no grupo mais recente das Portulaceae, e as suas Chenopodiaceae correspondem às Sarcobataceae mais algumas Amaranthaceae. As Asteropeiaceae e as Physenaceae contêm ambas apenas um género, que Cronquist incluiu nas Theaceae e Capparidaceae, respectivamente.

O outro grupo maior de Caryophyllales inclui as seguintes famílias, algumas delas de plantas carnívoras:

Cronquist considerava as Polygonaceae e Plumbaginaceae como duas ordens separadas que, juntamente com as Caryophyllales formavam a subclasse das Caryophyllidae. As Droseraceae e Nepenthaceae (incluindo as Drosophyllaceae) formavam a ordem das Nepenthales, juntamente com as Sarraceniaceae, formando as duas o grupo das Dilleniidae. As restantes famílias estavam incluídas nas Violales.

Mais duas famílias pertencem às Caryophyllales, não pertencendo aos dois grupos acima mencionados:

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Angiosperm Phylogeny Group (2009). «An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG III». Botanical Journal of the Linnean Society. 161 (2): 105–121. doi:10.1111/j.1095-8339.2009.00996.xAcessível livremente 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Caryophyllales