Casa Azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Casa Azul (desambiguação).
Casa Azul
Casa Azul
Centro de Recepção da Casa Azul
Nome em coreano
Hangul 청와대
Hanja
Romanização revisada Cheong(-)wadae
McCune-Reischauer Ch'ŏng'wadae

A Casa Azul (em coreano: 청와대 Cheong Wa Dae[1][2][3]) é o escritório executivo e residência oficial do chefe de Estado e de governo sul-coreano, o Presidente da Coreia do Sul, e está localizada em Seul. O nome em coreano se traduz literalmente como "pavilhão de azulejos azuis". A Casa Azul é na verdade um complexo de edifícios, construído em grande parte no estilo arquitetônico coreano tradicional com alguns elementos modernos.

Construído sobre o local do jardim real da Dinastia Joseon (1392–1897), a Casa Azul atualmente consiste no Edifício do Escritório Principal (본관; 本館), a Residência Presidencial, a Casa de Recepção de Estado (영빈관; 迎賓館), o Edifício de Imprensa Chunchugwan (춘추관; 春秋館), e Edifícios do Secretariado. O complexo abrange cerca de 250.000 metros quadrados ou 62 acres.

Os geomantes há muito consideram a área na qual está localizada a Casa Azul como uma localização favorável. Esta visão foi apoiada por uma inscrição em uma parede de pedra que diz: "O Lugar Mais Abençoado da Terra", encontrada atrás da residência oficial presidencial durante a construção de um novo edifício em 1990.

Em 1968, infiltradores norte-coreanos quase atingiram o edifício em uma tentativa de assassinar o presidente Park Chung-hee, durante o episódio conhecido como Assalto à Casa Azul. Na confusão que se seguiu, 28 norte-coreanos, 68 sul-coreanos e três norte-americanos foram mortos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Romanização pela página oficial: english.president.go.kr
  2. «Cheong Wa Dae rules out renegotiation of FTA with US». Seul: Yonhap. 20 de novembro de 2009. Consultado em 12 de dezembro de 2009 
  3. «Cheong Wa Dae Aims to End Graft in Defense Procurement». Seul: Chosun Ilbo. 9 de dezembro de 2009. Consultado em 12 de dezembro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Casa Azul