Casa Grande de Gogim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Solar de São Domingos
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Em estudo (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Casa Grande de Gogim, ou Solar de São Domingos, é um solar com capela adossada situado na freguesia de São Martinho das Chãs, no município de Armamar, no Distrito de Viseu, em Portugal.[1]

Residência nobre, é o único solar existente no município de Armamar.[2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

A fachada do solar tem dois pisos: existem frestas gradeadas no piso inferior e o piso nobre é composto pelo mesmo número de janelas emolduradas e debruadas de granito. No cunhal apresenta brasão, peça da heráldica dos proprietários. Em ligação com a fachada vê-se um muro alto que faz a ligação com a capela particular, de invocação a São Domingos e onde estão sepultados os condes de Samodães (1756-1866), muro esse só interrompido no portal mas que impede por completo que se veja o interior da propriedade.

Passando o portal, depara-se com um amplo pátio onde se pode apreciar a escada de acesso ao piso superior e um pequeno tanque situado sob uma janela de balcão.

História[editar | editar código-fonte]

Foi residência dos condes de Vila Flor e de Alpedrinha.[3]

O imóvel sofreu, em 1713, obras de reconstrução para receber a boda de D. Miguel Teixeira de Carvalho (1669-1756) com D. Maria Engrácia de Albuquerque. Este acontecimento marcou a memória dos habitantes de Gogim e de todas as gentes do Concelho pela dimensão da festa com grande número de convidados, e pela abundância das sedas e dos damascos e o luxo dos coches que ali se viram.

Actualmente, é propriedade dos herdeiros de D. Francisco Maria Martinho de Almeida Manuel de Vilhena, 9.º conde de Vila Flor.

Referências

  1. Ficha na base de dados SIPA
  2. «Património arquitectónico». Consultado em 10 de Abril de 2012 
  3. «A Região ARMAMAR / Locais a Visitar». Consultado em 10 de Abril de 2012