Casa Museu José Régio (Vila do Conde)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Casa Museu José Régio (Portalegre).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Casa Museu José Régio
Tipo Casa-museu original
Inauguração 17 de setembro de 1975 (42 anos)
Website www.cm-viladoconde.pt/pages/503
Geografia
País  Portugal
Cidade Vila do Conde
Localidade Av. José Régio, Vila do Conde

A Casa Museu José Régio é uma casa-museu localizada em Vila do Conde, distrito do Porto, Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

Trata-se da casa familiar da Av. Campos Henriques que o poeta José Régio herdou de sua tia - a madrinha Libânia -, onde pasasva férias e que preparou para viver quando se aposentou. Aqui expôs algumas das muitas peças que recolheu ao longo da sua vida, essencialmente obras de arte, de cariz popular, em sua grande maioria Arte Sacra: cristos, ex-votos, estatuária religiosa.

Após a morte do poeta, o imóvel foi adquirido pela Câmara Municipal, requalificado como espaço museológico, e aberta ao público em 17 de setembro de 1975.

Nos diversos aposentos da casa destacam-se a Sala de Pintura Moderna, o Escritório, o Quarto, a Sala de Jantar, a Casa das Alminhas; no exterior, o jardim.

Podem ainda admirar-se exemplares de todas as colecções que o poeta recolheu ao longo do tempo quando era professor no Alentejo, onde grande parte do espólio se encontre na sua casa de Portalegre.

Na casa de José Régio pode se observar as mais diversas colecções: Desde pintura, dos mais diversos tipos; temas de Purgatório ou Juízo Final, até à pintura contemporânea de Júlio, Alvarez, como também desenhos do próprio Régio. Escultura de cariz bastante popular, onde a estatuária religiosa predomina. Possui uma extensa biblioteca, onde constam primeiras edições.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]