Saltar para o conteúdo

Família Batemberga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Casa de Batemberga)
Casa de Battenberg (Batemberga)
Estado Alemanha
 Reino Unido
 Bulgária
OrigemHesse/Baden
Fundação1851
FundadorAlexandre de Hesse e Reno
TítulosPríncipe de Battenberg
Príncipe da Bulgária
Rainha da Espanha
EtniaAlemães
Linhagem secundáriaCasa de Mountbatten

Battenberg ou Batemberga(português europeu) foi uma família de condes alemães residentes no Castelo de Kellerburg, perto de Battenberg, em Hesse-Nassau, que se extinguiu em 1314.[1] [2] [3]

O título condal foi recriado posteriormente, em 1851, em favor da polonesa Julia von Hauke (1825-1895), esposa morganática de Alexandre de Hesse-Darmstadt. Em 1858, os membros da família tornaram-se príncipes e princesas de Battenberg, com o tratamento de Sua Alteza Sereníssima. A princesa Júlia teve quatro filhos, entre os quais o futuro Alexandre da Bulgária.

Em 1917, no Reino Unido a família mudou seu sobrenome para Mountbatten, devido ao sentimento anti-alemão decorrente da Primeira Guerra Mundial.

Entre seus descendentes está o rei Filipe VI de Espanha (por meio de sua bisavó paterna, a rainha Vitória Eugénia de Battenberg) e o rei Carlos III do Reino Unido (por meio de seu pai, o príncipe Filipe, Duque de Edimburgo).

Criação

[editar | editar código]
Julia de Hauke

O príncipe Alexandre de Hesse e do Reno (1823-1888) foi o terceiro filho do grão-duque Luís II de Hesse e do Reno e de Guilhermina de Baden. Houve rumores de seu que pai biológico seria realmente o barão Augusto de Senarclens, camareiro de sua mãe.

Sua esposa, Julia von Hauke (1825-1895), foi uma simples condessa - a filha órfã de Hans Moritz von Hauke, que tinha sido um general do exército russo e, em seguida, Vice-Ministro da Guerra da Polônia do Congresso - e, portanto, insuficiente para classificar seus filhos para se qualificar para a sucessão ao trono de Hesse. Por esta razão, seu irmão, designado grão-duque Luís III criou o título de condessa de Battenberg (alemão: Gräfin von Battenberg) para ela e para futuros descendentes do casal (a família anterior de sobrenome Battenberg tinha-se tornado extinta no século XIV.) Em 1858 o título, que se refere à cidade de Battenberg, Hesse, foi elevado ao estatuto de principado. Nunca houve um correspondente Principado de Battenberg, o título não foi de um soberano, na corte do Grão-Ducado de Hesse.

Os filhos dessa união herdaram o título de Príncipe (alemão: Prinz) ou Princesa (alemão: Prinzessin) e o estilo de Sua Alteza Sereníssima (alemão: Durchlaucht). Battenberg, assim, tornou-se o nome de um ramo cadete morganático da família grã-ducal de Hesse, sem direito de sucessão ao trono.

Brasão de Luís de Battenberg
Brasão de Henrique de Battenberg
Brasão dos príncipes Alexandre, Leopoldo e Maurício de Battenberg
(antes de 1917)
Brasão da princesa Vitória
(antes de 1906)
Brasão de Vitória Eugénia de Battenberg como rainha consorte de Espanha
Brasão de Luís de Battenberg e Henrique de Battenberg
Brasão de Alexandre, Leopoldo e Maurício de Battenberg
(antes de 1917)
Brasão da princesa Vitória
(antes de 1906)
Brasão da princesa Vitória (1906) antes do casamento com o rei Afonso XIII de Espanha

Referências

  1. * VV.AA. (1988). Gran Enciclopedia Larousse. [S.l.]: Barcelona: Editorial Planeta. 84-320-7373-3 tomo 3 
  2. Louda, Jiri y Maclagan, Michael (1984). Les dynasties d'Europe. [S.l.]: París: Bordas. 2-04-012873-5 
  3. Valynseele, Joseph (1969). Los pretedientes a los tronos de Europa. [S.l.]: Barcelona: Luis de Caralt-Editor. B.18972-1970 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Família Batemberga