Casa de Blois

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Casa de Blois
Casa de Champangne
Casa de Blois
Brasão de Armas da Casa de Blois
Estado  França
Navarra
 Inglaterra
Título
Origem
Fundador Teobaldo o Velho
Fundação 906
Etnia Francesa
Atual soberano
Último soberano Joana I de Navarra
Dissolução 1305
Linhagem secundária

A Casa de Blois é uma casa real derivada da nobreza franca, cujos principais membros eram muitas vezes chamados de Teobaldo (Thibaud, Thibault, Thibaut , em francês). Herdeiros dos viscondes de Blois, a Casa de Blois herdou os condados de Blois, Chartres, Châteaudun, Troyes, Meaux - como sucessores de Herbertianos - etc., em seguida, o condado de Champagne, e, finalmente, o Reino de Navarra. A família foi fundada por Teobaldo o Velho no ano de 906.

Quando Luís VII da França foi muito ameaçado pelo vasta coleção de territórios na pessoa de Henrique II da Inglaterra, ele escolheu uma mulher da Casa de Champanhe (Adela de Champanhe) como um contrapeso para o poder Anjou.

A linha principal da Casa de Blois tornou-se extinta com a morte de Joana I de Navarra, esposa de Filipe IV de França, em 1305. A Casa de Champanhe e o Reino de Navarra passaram para a dinastia capetiana.

O rei Estevão I de Inglaterra, 1135-1154, era um membro da Casa de Blois e o último rei anglo-normando, sendo neto de Guilherme I de Inglaterra, através de sua filha, Adela.[1]

Um ramo da família estabeleceu-se em Sancerre por Estevão I de Sancerre, um filho mais jovem de Teobaldo II, Conde de Champagne. Este ramo tornou-se extinto com a morte de Margaret de Sancerre em 1418 ou 1419.

Brasão[editar | editar código-fonte]

Brasão da Casa de Blois
Conde de Blois
Conde de Champagne
Rei de Navarre
Conde de Champagne
Conde de Sancerre

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. David Crouch. The Reign of King Stephen, 1135-1154, Pearson Education, Harlow, England, 2000.