Casa de Cultura Adolpho Bloch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa de Cultura
Inaugurado em: 29 de maio de 1988
Cidade: Teresópolis
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil

Casa de Cultura Adolpho Bloch é um centro de cultura da cidade de Teresópolis.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

De arquitetura singular, projeto do arquiteto da prefeitura Jorge Batista Sabino, a Casa foi inaugurado em 19 29 de maio de 1988 como Casa de Cultura de Teresópolis, tendo seu nome alterado para Adolpho Bloch[2] em 1995, o centro de atividades culturais é subordinado à Secretaria Municipal de Cultura e tem por finalidade o desenvolvimento cultural da população.

Também abriga exposições e mostras artísticas, como o Salão Nacional da Primavera. Sua fachada envidraçada possibilita maior integração da comunidade com as atividades do centro cultural, facilitando ainda a visão imponente do maciço da Serra dos Órgãos.

Atrativos[editar | editar código-fonte]

O atrativo situa-se à Praça Juscelino Kubitschek, no bairro de Araras, fazendo o seu entorno a Igreja Nossa Senhora de Fátima, o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, casas residenciais e a própria praça, arborizada, com bancos, playgrounds, mesas de jogos para cartas, dominó, xadrez e dama e mesa para ping-pong,um anfiteatro, auditório com capacidade para 140 pessoas, salão de exposição, sala de aula de artes plásticas, música e dança salas para administração, sanitários para o público, funcionários e depósito para guarda de material jardim.

As fachadas são em painéis de vidro, o que possibilita uma integração maior entre o interior e o exterior, principalmente pela visão do maciço da Serra dos Órgãos.

A Casa ainda abriga a sede da Academia Teresopolitana de Letras (ATL[3]) e da Sociedade dos Artistas de Teresópolis (SOARTE[4]).

Referências

  1. «Encontro de Cultura de Raiz vai relembrar o clima dos velhos carnavais». Globo.com. 4 de março de 2011. Consultado em 15 de março de 2011. 
  2. «LEI MUNICIPAL Nº 1654». LEI MUNICIPAL Nº 1654, DE 20/12/1995. Denomina Casa de Cultura de Teresópolis. 20/12/1995. Consultado em 05/08/2016. 
  3. «Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro». Consultado em 05/08/2016. 
  4. «Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro». Consultado em 05/08/2016.