Casa de Cultura Tainã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Casa de cultura tainã)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2016)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

A Casa de Cultura Tainã é uma entidade cultural e social sem fins lucrativos fundada por moradores da Vila Castelo Branco e região em 1989 com o nome de Associação de Moradores da Vila Castelo Branco. Mais tarde, através de um concurso, foi escolhido o nome de Casa de Cultura Tainã (caminho das estrelas em tupi-guarani) que hoje fica na Vila Padre Manoel da Nóbrega, região noroeste do município de Campinas.

O objetivo da entidade é possibilitar o acesso à informação, fortalecendo a prática da cidadania e a formação da identidade cultural, visando contribuir para a formação de indivíduos conscientes e atuantes na comunidade.

A Casa de Cultura Tainã apresenta-se hoje como uma das poucas opções de ação comunitária efetiva, sendo reconhecida como a única referência cultural em uma região onde se registram todos os tipos de carências, resultantes da falta de políticas sociais que assegurem a sobrevivência e a qualidade de vida de crianças e jovens. Ela atende hoje em média 450 crianças e adolescentes por mês e 1 350 pessoas indiretamente através de atividades, oficinas e shows realizados fora da entidade.

A região de atuação da Casa de Cultura Tainã compreende uma área de concentração populacional de aproximadamente 50.000 habitantes, distribuídos em quatro vilas populares das regiões sul e noroeste. Caracterizada por muitos como "o outro lado da cidade", a área possui cerca de 500.000 pessoas em sua linha de extensão, abrigando grande parte da população negra do município.

Alguns projetos da Casa de Cultura Tainã são:

Ligações externas e Fonte[editar | editar código-fonte]