Casa do Penedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Casa do Penedo, Serra de Fafe

A Casa do Penedo situa-se entre Celorico de Basto e Fafe, mais propriamente na freguesia de Moreira do Rei, concelho de Fafe, na Região Norte de Portugal, devendo o seu nome ao facto de ter sido construída entre quatro rochas de grandes dimensões que integram a própria estrutura da casa.

Mais concretamente, esta edificação localiza-se na Serra de Fafe, a 10 km a nordeste do centro da sede de concelho, em direção a Cabeceiras de Basto.[1]

A sua construção foi iniciada em 1974[2] e durou cerca de dois anos, tratando-se de uma residência rural, utilizada pelos seus proprietários como destino de férias.

Interesse turístico[editar | editar código-fonte]

A Casa do Penedo integra-se completamente na sua paisagem rural envolvente. A sua construção é inteiramente feita em rocha, à excepção das portas, janelas e telhado.

O interior apresenta também um estilo rústico, onde a mobília, as escadas e os corrimãos são feitos de troncos. O sofá, pensado ao estilo rústico, é feito em betão e madeira de eucalipto e pesa 350 kg, fazendo desta casa um local a visitar e que tem despertado a curiosidade de muitos turistas ao longo do mundo, face a sua originalidade e beleza.

Não possui qualquer instalação eléctrica.

Referências

  1. «A casa dos Flintstones na Serra de Fafe». RTP. Consultado em 2 de agosto de 2013. 
  2. «Casa do Penedo, Fafe Mountains, Portugal». Forbes Magazine. 6 de maio de 2015. Consultado em 6 de maio de 2015. 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Casa do Penedo