Casalinho da Ajuda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.


Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde fevereiro de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Bairro do Casalinho da Ajuda é um bairro social de Lisboa, criado nos anos 60, que se situa na freguesia da Ajuda,na orla do Parque Florestal de Monsanto, perto do Palácio da Ajuda e do Pólo Universitário do Alto da Ajuda (Faculdade de Arquitectura, Medicina Veterinária e Instituto de Ciências Sociais e Políticas).

A origem do Casalinho da Ajuda remonta ao final do período da Monarquia Portuguesa. As primeiras casas edificadas datam de 1907, situadas junto ao actual Portão da Tapada da Ajuda.

O seu nome está associado a um Casal aí existente.

Até ao final da primeira metade do século XX o Casalinho resumia-se a um pequeno aglomerado de edifícios rodeado de terras de cultivo (Monsanto, Tapada da Ajuda e Terras da empresa FH D'Oliveira).

Em 1960, com o início das obras da primeira travessia sobre o Tejo, várias famílias foram desalojadas em consequência das Obras e foram orientadas pelo município para a se instalarem em barracas de madeira provisórias no Casalinho da Ajuda. Permaneceram nas primitivas barracas até 1970, data em que foi concluído e entregue as primeiras chaves das casas para pobres do Bairro do Casalinho da Ajuda, criado no seguimento da política de urbanismo social do Estado Novo.

Nuno Reis

Ícone de esboço Este artigo sobre Lugares e Bairros, integrado no Projecto Grande Lisboa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.