Casca do ovo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Egg-rmh.jpg

Casca de ovo é a parte rígida, externa e protetora dos ovos. O ovo é considerado um ingrediente fundamental em diversas cozinhas, admitindo numerosas formas de preparação. Podem ser utilização como ingrediente principal, complemento ou em partes em distintos pratos, podendo ser doces ou salgados.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Podendo também não possuir parte rígidas, assim como as ovas de peixes e de diversos outros animais. É uma parte comestível, onde é possivel o consumo através de tratamento químico, como exemplo dos ovos curtidos em vinagre. A casca possui cerca de 10 a 20 por cento do peso total do ovo.

Características[editar | editar código-fonte]

A estrutura de uma casca de ovo podem variar conforme as espécies, pode-se dizer que é uma fonte importante de proteína alinhada com alguns minerais, por regra geral, o cálcio em composto químico com o carbonato de cálcio. O cálcio presente nos ovos procedem de um processo de sedimentação, não existen células nas aves que geram o ovo da casca.[1]

Referências

  1. (em inglês) Avian eggshell mineralization: biochemical and functional characterization of matrix proteins. Por Yves Nys, Joël Gautron, Juan M. Garcia-Ruiz e Maxwell T. Hincke.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]