Cascata de Fisgas do Ermelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fisgas do Ermelo
Fisgas de Ermelo
Localização
Rio Rio Olo
País Portugal Portugal
Local Ermelo, concelho de Mondim de Basto
Coordenadas 41.376538, -7.870437

A Cascata das Fisgas de Ermelo é uma queda de água (cascata) localizada junto à União de Freguesias de Ermelo e Pardelhas, concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, em Portugal.

Esta cascata é uma das maiores quedas de água de Portugal e uma das maiores da Europa fora da Escandinávia e dos Alpes, não se precipitando num único salto vertical: fá-lo em vários saltos, ao atravessar progressivamente uma grande barreira de quartzitos, num profundo socalco. As suas águas separam as zonas graníticas das zonas xistosas das terras envolventes.

O desnível desta cascata, apresenta assim 200 metros de extensão cavados pelas águas calmas, mas perseverantes do rio Olo que nasce no Parque Natural do Alvão.

Quer a montante quer a jusante das quedas de água, é possível encontrar lagoas naturais, de águas puras e cristalinas, denominadas “piocas”, que convidam a banhos refrescantes.

Este é um local que possui um elevado valor científico, didáctico e patrimonial em domínios como a estratigrafia, sedimentologia, tectónica, geomorfologia, paleontologia e hidrologia, tendo associada uma notável vocação turística. A beleza singular e selvagem deste local atrai dezenas de milhar de visitantes todos os anos, que daqui saem com todos os sentidos despertos e com o desejo e a promessa de voltarem muitas outras vezes.

Em 2016 foi inaugurado o percurso pedestre PR3 Fisgas de Ermelo que veio proporcionar uma visão mais próxima e pormenorizada dos principais valores naturais do Parque Natural do Alvão. Para além de oferecer perspectivas invulgares das quedas de água e encontros surpresa com a riqueza da fauna e da flora, possibilita também, a quem o desejar, a travessia de aldeias de montanha na descoberta do “modus vivendi” das populações locais.

O acesso para a Cascata de Fisgas do Ermelo pode ser feito pelas estradas florestais que ligam Lamas de Olo à localidade de Ermelo ou a partir de Mondim de Basto e Vila Real através da estrada EN304 junto à aldeia de Ermelo e à ponte sobre o rio Olo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Cascatas no distrito de Vila Real

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.