Cascatas de Ouzoud

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cascatas de Ouzoud
Cascades d'Ouzoud, شلالات أوزود
Cascatas de Ouzoud
Vista da parte superior das cascatas de Ouzoud
Características
Altura 110 m
Nº de quedas várias
Queda mais alta 75 m
Largura média 90 m
Altitude 1 060 m
Localização
Rio el-Abid
País  Marrocos
Região Tadla-Azilal
Província Azilal
Área geográfica Médio Atlas / Alto Atlas
Localidades mais próximas Ouzoud, Tanaghmeilt, Aït Attab
Cascatas de Ouzoud está localizado em: Marrocos
Cascatas de Ouzoud
Localização das Cascatas de Ouzoud em Marrocos
Coordenadas 32° 0' 50" N 6° 43' 8" O

As cascatas de Ouzoud (pronúncia: uzude; em francês: Cascades d'Ouzoud; em árabe: شلالات أوزود) são quedas de água com cerca de 110 m de altura, situadas na parte central de Marrocos, na região montanhosa de transição do Médio Atlas para o Alto Atlas.[nt 1] Situam-se poucos quilómetros a sudoeste dos limites do Parque Nacional do Alto Atlas Ocidental, 120 km a sudoeste de Beni Mellal e 150 km a nodeste de Marraquexe, perto das aldeias de Ouzoud e de Tanaghmeilt, na província de Azilal. A cidade mais próxima é Aït Attab.

O local é a maior atração turística da região e as cascatas são as mais altas e frequentemente são referidas como as mais espetaculares de Marrocos. Ao contrário do que é usual, as cascatas, constituídas por uma série de quedas de água, são mais largas em cima do que em baixo. O vale abaixo das cascatas, onde existe uma espécie de piscina natural, é luxuriante e o seu encanto é amplificado pelo facto de estar escondido, só sendo visível no fim do caminho rodeado de oliveiras que lhe dá acesso. São as oliveiras que dão o nome às cascatas, pois "ouzoud" significa "azeitona" em língua berbere.

As cascatas não são completamente naturais, pois no topo, a água do wadi el-Abid ("rio dos escravos" em árabe) é concentrada por uma série de canais usados para alimentar uma dezena de antigos moinhos, alguns dos quais ainda usados. Nas cascatas vive um grupo de macaco-de-gibraltar, uma espécie ameaçada que apenas se encontra em alguns lugares do Atlas e no rochedo de Gibraltar.

Outras atrações turísticas nas proximidades pela beleza da paisagem são a garganta do el-Abid e a chamada "aldeia mexicana". A garganta tem cerca de 600 metros de profundidade, e por vezes não se distingue a parte inferior desde a estrada que serpenteia ao longo do cimo do vale, e que é um dos acessos às cascatas. A montante das gargantas, o el-Abid alimenta a grande barragem de Bin el Ouidane, situada do outro lado do parque nacional. A "aldeia mexicana", que alguns preferem chamar, mais acertadamente, de "aldeia berbere", acessível por caminhos com trechos semi-subterrâneos. O vale do Abid é também popular para caminhadas.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Ellingham, Mark; McVeigh, Shaun; Jacobs, Daniel; Brown, Hamish (2004). The Rough Guide to Morocco (em inglês) 7ª ed. Nova Iorque, Londres, Deli: Rough Guide, Penguin Books. p. 314-317. 824 páginas. ISBN 9-781843-533139 
  1. Alguns guias turísticos incluem as cascatas nos seus capítulos sobre o Médio Atlas, enquanto outros referem que se localizam no Alto Atlas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cascatas de Ouzoud


  • Bunk, Richard (2010). «Cascades d'Ouzoud». www.moroccotraveltours.net (em inglês). Tramp Imperial Travel. Consultado em 5 de janeiro de 2012 
  • «Expeditions in Morocco». www.leoafricanus.com (em inglês). Leo Africanus, a 16th century Exploration of Morocco. Consultado em 4 de janeiro de 2012 


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.