Caso Van-Lou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os crimes cometidos pelo engenheiro Wanderley Gonçalves Quintão e a estudante Maria de Lourdes Leite de Oliveira[1] [2] mais conhecidos como o Caso Van-Lou estão entre os crimes mais notórios do século XX no Brasil. Os assassinatos dos ex-namorados de Lourdes, ocorridos em 20 de de novembro e 3 de dezembro de 1974, receberam ampla cobertura da imprensa e causaram comoção popular. Causaram repercussões no comportamento social e até hoje são lembrados em reportagens e também retratados no filme Beijo na Boca.

Assassinatos[editar | editar código-fonte]

Van e Lou, que pretendiam se casar, mas Wanderley estava atormentado com a "vida pregressa" de Lourdes, que incluía os ex-namorados Vantuil de Matos Lima e Almir da Silva Rodrigues.[1] As mortes ocorreram nas areias da Barra da Tijuca, local que na época era deserto, e só foram desvendadas após longa investigação.[2]

Contexto[editar | editar código-fonte]

O fato ocorre durante a ditadura militar no Brasil e causa escândalo uma vez que Lourdes é filha de um Coronel do Exército.

Julgamento[editar | editar código-fonte]

O júri ocorreu no ano de 1979. Lourdes foi condenada a 20 anos de prisão e Wanderley a 15 anos.[3]

Prisão[editar | editar código-fonte]

Os acusados foram presos e cumpriram pena.[4] [5]

Repercussão cultural[editar | editar código-fonte]

O caso inspirou o filme Beijo na Boca, dirigido por Paulo Sérgio de Almeida,[6] [7] e apresentado no programa Linha Direta Justiça, no dia 8 de maio de 2003.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Halis, Denis de Castro. "Programas de TV, o elogio da forma e o ensino do direito". Mundo Jurídico. Consult. 2 de agosto de 2013. 
  2. a b "Globo estréia Linha Direta especial Justiça em maio". IG Notícias. 30 de abril de 2003. Consult. 2 de agosto de 2013. 
  3. Antunes, Elizabete (6 de abril de 2013). "Caso Van-Lou marcará a estreia de "Justiça"". Gazeta de Alagoas. Consult. 2 de agosto de 2013. 
  4. Cony, Calos Heitor (23 de julho de 2004). "Anos 70: Mona Lou, a Esfinge da Barra". Folha de S.Paulo.  Parâmetro desconhecido |acessoedata= ignorado (|acessodata=) (Ajuda)
  5. ""Van" do caso "Lou" dá orientação a engenheiro acusado de matar amante por engano". Jornal do Brasil, apud Google News. 23 de novembro de 1978. Consult. 2 de agosto de 2013. 
  6. Fernão e Miranda, 1997
  7. "Beijo na Boca". Adorocinema. Consult. 2 de agosto de 2013. 


Ícone de esboço Este artigo sobre um crime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.