Castelinho do Flamengo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Castelinho do Flamengo
Tipo estrutura arquitetônica
Geografia
Coordenadas 22° 55' 53" S 43° 10' 15" O
Localização Rio de Janeiro
País Brasil

O Castelinho do Flamengo, que abriga o centro cultural Oduvaldo Vianna Filho, é uma construção tombada pela prefeitura do Rio de Janeiro, no Brasil e um ponto turístico e cultural do bairro do Flamengo.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Originalmente concebido pelo arquiteto italiano Gino Copede em 1916 e finalizado em 1918 para se tornar a residência do comendador Joaquim da Silva Cardoso e de sua esposa Carolina,[1] atualmente é um centro de cultura, com uma videoteca que dispõe de mais de 1 500 títulos em acervo e de catorze cabines individuais para vídeo e tevê a cabo. No segundo andar, está o auditório Lumiére, com capacidade para quarenta lugares e mais duas salas para cursos e workshops e uma sala para exposições; na torre (quarto andar), há o espaço coringa, uma sala de leitura de textos dramatizados.

Referências

  1. «Um roteiro assustador pelo Brasil com 9 lugares rodeados pelo sobrenatural. Vai encarar? – Glamurama». Um roteiro assustador pelo Brasil com 9 lugares rodeados pelo sobrenatural. Vai encarar? – Glamurama. 17 de março de 2019. Consultado em 17 de março de 2019