Castelluccio dei Sauri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Itália Castelluccio dei Sauri  
—  Comuna  —
Campanile chiesa S.Salvatore.jpg
Map of comune of Castelluccio dei Sauri (province of Foggia, region Apulia, Italy).svg
Castelluccio dei Sauri está localizado em: Itália
Castelluccio dei Sauri
Localização de Castelluccio dei Sauri na Itália
Coordenadas 41° 18' N 15° 29' E
Região Flag of Apulia.svg Apúlia
Província Foggia
Administração
 - Prefeito Antonio Del Priore (Lista Civica, desde 29/05/2007)
Área
 - Total 51 31 km²
Altitude 284 m
População
 - Total 2 114
    • Densidade 41,8 hab./km²
Outros dados
Comunas limítrofes Ascoli Satriano, Bovino, Deliceto, Foggia, Orsara di Puglia, Troia
Código ISTAT 071015
Código cadastral C198
Código postal 71025
Prefixo telefônico 0881
Padroeiro San Salvatore
Feriado 6 de agosto
Sítio Comune di Castelluccio dei Sauri oficial (em italiano)
Puglia
Castelluccio dei Sauri, província de Foggia, Puglia

Castelluccio dei Sauri é uma comuna italiana da região da Puglia, província de Foggia, com cerca de 2.114 habitantes. Estende-se por uma área de 51,31 km², tendo uma densidade populacional de 41,8 hab/km². Faz fronteira com Ascoli Satriano, Bovino, Deliceto, Foggia, Orsara di Puglia, Troia.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Embora não haja provas escritas, Castelluccio dei Sauri parece ter origem muito antiga, testemunhada pelos inúmeros achados arqueológicos dos tempos pré-romanos recuperados na área que a circunda. A comprovação vem pela descoberta de numerosas estelas, algumas das quais estão preservadas no Museu Cívico de Bovino.

Alguns estudiosos identificam o lugar com o ópido, de águas benéficas e saudáveis, mencionado na quinta sátira de Horácio que conhecia bem os vilarejos que circundavam a Via Ápia, em viagens freqüentes entre Roma e Brindisi, local de embarque para a Grécia.

Por volta do ano mil, com a unificação da Itália meridional, os normandos construíram numerosas fortificações rurais semelhantes a pequenos castelos rodeados de muralha circular. Tais assentamentos tinham o propósito de reunir os agricultores para o cultivo e desenvolvimento do território, assim como equipar os militares.

Os normandos conquistaram os assentamentos bizantinos e Castelluccio poderia ser um deles devido ao "Saurorum" (dei Sauri), provavelmente repovoado por um grupo da cavalaria Isáurica (Exército bizantino).

O primeiro documento sobre a existência do lugar remete ao ano de 1118, quando o conde Robert II de Loretello fez uma doação ao Capítulo da Igreja de Bovino.

Sob o domínio de Frederico II, o lugar tornou-se uma "fazenda”, unidade produtiva agro-pastoril. Após sua morte e o fim de sua dinastia em 1273, o feudo de Castelluccio dei Sauri foi atribuído a Ugo di Brienne, conde de Lecce.

Em 1324 Roberto d’Angiò reconfirmou a doação de Casale di Castelluccio ao Capítulo de Bovino e a partir de 1390, o povoado entrou em fase de declínio, levando à desertificação completa entre 1415 e 1446. Mais tarde foi repovoado, mas em 1549, devido à natureza violenta de habitantes albaneses com rituais grego-ortodoxos, foi destruído.

Em 1564, Giovanni Guevara, nobre de Bovino, comprou a propriedade de Castelluccio dei Sauri das mãos de Fabrizio Mormile, fazendo parte do estado feudal de Guevara até 1860, quando surgiu o Reino de Itália.

Na primeira década do século XX, Castelluccio dei Sauri era muito pobre e após as guerras mundiais, ficou em total miséria.

Muitos habitantes partiram em busca de trabalho na América, Alemanha, Suíça, Milão, Turim e Prato. Passados alguns anos, enviaram as poupanças, tornando a vida local muito melhor.

Infelizmente em 23 de novembro de 1980, houve um terremoto. Os edifícios mais antigos sofreram danos e foram reconstruídos ou renovados. A igreja paroquial de S. Salvatore foi fechada e reaberta ao culto em 08 de agosto de 1992.

Hoje Castelluccio dei Sauri faz parte do turismo arqueológico. Tem uma economia em crescimento, com a construção do grande Hipódromo dei Sauri, em 1995.

Sociedade[editar | editar código-fonte]

Demografia[editar | editar código-fonte]

Variação demográfica do município entre 1861 e 2011[1]
Fonte: Istituto Nazionale di Statistica (ISTAT) - Elaboração gráfica da Wikipedia


Balanço demográfico 2010: População em 1º de janeiro

  • Homens: 1060
  • Mulheres: 1054
  • Total: 2114
  • Número de famílias: 849
  • Média de pessoas por família: 2.52
2002 a 2010

Monumentos e locais de interesse[editar | editar código-fonte]

  • Igreja de San Gerardo
  • Igreja de San Salvatore
  • Igreja da Madonna delle Grazie
  • Cisterna de Annibale

Galeria fotográfica[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


  1. a b «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat