Castelo Artstetten

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Castelo Artstetten
Schloss Artstetten
Vista panorâmica do Castelo Artstetten
Estilo dominante Revivalismo
Início da construção 1253
Função inicial Residência de veraneio
Proprietário atual Fundação Anita de Hohenberg
Função atual Museu
Website http://www.schloss-artstetten.at
Geografia
País  Áustria
Cidade Artstetten-Pöbring
Estado Baixa Áustria
Coordenadas 48° 14' 33" N 15° 12' 9" E
Geolocalização no mapa: Áustria
Castelo Artstetten está localizado em: Áustria
Castelo Artstetten

Castelo Artstetten (em alemão: Schloss Artstetten) é um castelo austríaco perto do vale Wachau, na Baixa Áustria, na comunidade de Artstetten-Pöbring.

História[editar | editar código-fonte]

O Castelo Artstetten foi propriedade de um número de famílias ao longo dos séculos, até que foi comprado, em 1823, pelo imperador Francisco I da Áustria.[1] Em 1852, o arquiduque Francisco Carlos tornou-se o proprietário, em seguida, ele deu em 1861 a seu terceiro filho, Carlos Luís. Em 1889, a propriedade foi dada para o arquiduque Francisco Fernando, que fez uma grande reforma no castelo.

Antigamente usado como uma residência de verão por membros da família dos Habsburgos, o castelo é agora o lugar de sepultamento de Francisco Fernando e de sua esposa Sofia, duquesa de Hohenberg, que foram assassinados em 1914. Ele também abriga o Museu Arquiduque Francisco Fernando.

O castelo continua a ser propriedade privada da família Hohenberg e partes do castelo estão abertas ao público para visitas. Após a morte de Francisco, duque de Hohenberg em 1977, a propriedade foi vendida para sua filha mais velha, a princesa Anita de Hohenberg.[2] A Organização Anita Hohenberg foi criada em 2003, e ela e a sua família começaram a dirigir a propriedade.

Moeda comemorativa[editar | editar código-fonte]

O castelo foi selecionado como o principal motivo para um alto valor de coleção de moedas de euro. O euro austríaco teve uma moeda comemorativa do Castelo de Artstetten, cunhada em 13 de outubro de 2004. O anverso da moeda mostra o castelo acima do Rio Danúbio, no limiar da região de Wachau. O reverso mostra a entrada para a cripta da família Hohenberg. Há dois retratos à esquerda, mostrando o arquiduque Francisco Fernando e sua esposa, Sofia.

Enterros[editar | editar código-fonte]

Sarcófago de Francisco Fernando, com o de sua mulher à direita

As pessoas notáveis sepultadas na cripta do castelo incluem:[3]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Stefan Haderer: Artstetten Castelo: a Residência e o lugar de descanso final do Arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria-Este (1863-1914), Herdeiro Presuntivo do Império Austro-húngaro,, Vol. 1/2014, Rosvall Real Livros, Falköping 2014

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]