Castelo de Čabraď

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castelo de Čabraď
Čabradský Vrbovok, Eslováquia
Castelo de Čabraď
Castelo de Čabraď no pôr do sol.
Tipo Ponto turístico
Coordenadas 48° 14′ 38″ N, 19° 06′ 22″ L
Construído Antes de 1276
Demolido 1812
Condição atual Em ruínas

O Castelo de Čabraď (em eslovaco, Čabradský hrad; em húngaro: Csábrág) é um castelo em ruínas da Eslováquia, localizado próximo do vilarejo de Čabradský Vrbovok, ao sul de Krupina. É rodeado pela reserva natural de Čabraď.

Foi construído no século XIII. No século XV, foi capturado pelas tropas de Jan Jiskra por um tempo. Em 1585 e 1602, resistiu a ataques dos turcos otamanos. Tornou-se residência, dentre outras famílias, da Casa de Koháry. Em 1812, foi completamente abandonado.

Origem[editar | editar código-fonte]

Mencionado pela primeira vez em 1276, o Castelo de Litava,[1] como era chamado na época, por conta de sua posição no alto do Vale de Litava e seu rio,[2] possui uma posição dominante. Ele, junto com outros castelos (sentinelas), foi construído para proteger as ruas que atravessavam a área para o norte das minas da Hungria (agora na Eslováquia central[3]) que estavam efervescendo na época. O castelo foi a residência de Hunt-Poznan que é documentado como estando na área de 1256.

No século XVI foi reconstruído para o forte anti-turco, que resistiu todos os ataques turcos com sucesso. A família Koháry adquiriu o castelo no século XVII. Mais tarde, eles se mudaram para uma casa feudal mais confortável em Svätý Anton e tiveram o castelo queimado em 1812. O castelo vem decaindo desde então.[4]

No século XIV o castelo foi registado como residência de Mathias Csák. Por volta de 1342, o castelo começou a ser expandido para uma fortificação mais apropriada do que anteriormente. Algum tempo depois,[quando?] Čabraď foi conquistado e tomado por Jan Jiskra de Brandýs, o qual estava marchando com suas forças Hussite. O rei húngaro Matthias Corvinus voltou e re-assumiu o castelo em 1462.[5]


Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Čabraď, castle (ruin)». castles.sk. Consultado em 19 de setembro de 2012 
  2. «EXCURSIONS : Historical monuments». www.diamant.sk. Consultado em 19 de setembro de 2012 
  3. «The Čabraď Castle». www.slovakia.travel. Consultado em 19 de setembro de 2012 
  4. «The Čabraď Castle». Slovakia. Consultado em 17 de outubro de 2015 
  5. «History of castle». www.rondel.sk. Consultado em 19 de setembro de 2012