Castelo de Aigremont

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Castelo de Aigremont foi construído entre 1332 e 1338 por Aymon de Pontverre, que fez dele a sua residência definitiva. Antes da construção do castelo os Pontverre viveram em Chapelle (Aigle) e Saint Triphon. Os Pontverre possuíam uma grande parte das terras senhoriais dos Ormont.

Ao fixarem-se no seu novo castelo, Aymon Pontverre ficou com o primeiro título de Lorde Aigremont, ele era muito poderoso e teve a total confiança do conde Amadeu VI de Saboia. Aigremont em 1425 passou para os Condes de Gruyères.

O castelo ficava sobre uma ravina rochosa perto da aldeia de Voëttes, na comuna de Ormont-Dessous, a uma altitude de 1340 metros dominando os vales de Ormonts e de Raverette, bem como o desfiladeiro do Grande Eau de Sépey até Aigle. O trabalho feito pelas pessoas da região para transportar os materiais de construção até ao alto íngreme deveria ter sido muito duro e árduo.

Hoje tudo o que resta deste castelo é um pedaço de parede espessa grosseira e que fez parte da antiga torre circular no canto sudoeste do castelo. Perto da entrada, podem ainda ver-se os restos das valas. A construção parece ter tido a forma quase quadrada das fortalezas da Saboia. Os vestígios de dois canais subterrâneos, faz acreditar na existência de passagens secretas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.