Castelo de Bodelwyddan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castelo de Bodelwyddan, País de Gales.

O Castelo de Bodelwyddan (em língua inglesa Bodelwyddan Castle) encontra-se localizado em Bodelwyddan, Denbighshire, País de Gales. O castelo foi comprado dos Humphreys por Sir William Williams, presidente da Câmara dos Comuns de 1680 a 1681.

Reforma[editar | editar código-fonte]

O castelo existente hoje foi reconstruído entre 1830 e 1832 por Sir John Hay Williams, que contratou os arquitetos Joseph Hansom (inventor do táxi Hansom) e Edward Welch para reformar e ampliar o local. Porém, a fortuna da família Williams começou a declinar na década de 1850, devido à perda da principal fonte de renda da propriedade, a mineração de chumbo. O castelo foi descrito como um dos projetos mais ambiciosos de Hansom, "sendo extremamente dramático devido a seus antecessores". Ao mesmo tempo, foram realizados trabalhos para a construção de um muro da propriedade e jardins formais.

Outros trabalhos de reforma foram realizados na década de 1880 por Sir Herbert, 7º Baronet, que herdou o Castelo Bodelwyddan de seu primo. Na primeira guerra mundial, a casa foi utilizada por soldados baseados no acampamento Kinmel, que durante esse período, usaram os terrenos da propriedade ​​como hospital para a recuperação de soldados feridos e para treinamento nas trincheiras. Vestígios dessas trincheiras ainda podem ser vistos no local.

Lowther College[editar | editar código-fonte]

Em 1920, o custo de manutenção do castelo e da propriedade havia aumentado demais e a família Williams-Wynn alugou Bodelwyddan para o Lowther College, uma escola particular para meninas. A escola foi formada em 1896 em Lytham St. Annes em Lancashire por Florence Lindley. O Lowther College comprou a propriedade cinco anos depois, em 1925. A escola é considerada uma das primeiras escolas particulares para meninas que têm sua própria piscina, e também tinha um campo de golfe privado. Os Tableaux do Lowther College eram bem vistos na comunidade por sua excelência musical. Os meninos foram admitidos em 1977. A escola foi fechada em 1982 devido a problemas financeiros.

Museu e centro de artes[editar | editar código-fonte]

Na década de 1980, o local foi comprado pelo Conselho do Condado de Clwyd com o objetivo de desenvolver o castelo como atração turística. A casa histórica e os terrenos foram abertos ao público e administrados pela Bodelwyddan Castle Trust, uma registrada instituição de caridade independente.

Foram formadas parcerias com a Galeria Nacional de Retratos e a Academia Real de Artes, para que o castelo pudesse ser usado para exibir objetos dessas coleções. Para abrigar esses itens, o interior do castelo foi restaurado por Roderick Gradidge, especialista em arquitetura vitoriana. A galeria de retratos foi aberta em 1988 e foi nomeada "Museu do Ano" em 1989. A associação do castelo à Galeria Nacional de Retratos chegou ao fim em 2017, depois que o financiamento foi cortado pelo Conselho do Condado de Denbighshire, que decidiu vender o local com o museu e os jardins sendo fechados em 2019.

Encontra-se classificado no grau "II" do "listed building" desde 16 de novembro de 1962.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Bodelwyddan Castle, Bodelwyddan». britishlistedbuildings.co.uk (em inglês). Consultado em 7 de março de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.