Castelo de Katz
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Agosto de 2013) |
O Castelo de Katz (Burg Katz, em alemão) é um palácio fortificado que se localiza na cidade de Sankt Goarshausen, Estado de Renânia-Palatinado, na Alemanha. Na verdade, o edifício tinha o nome de Burg Neukatzenelnbogen (Castelo Neukatzenelnbogen), mas a linguagem popular acabou por fazer a contracção desse termo, passando a ser conhecido simplesmente como Burg Katz.
O castelo, construído entre 1360 e 1371 pelos condes de Katzenelnbogen, ergue-se em posição dominante sobre a cidade. Tendo sido bombardeado em 1806, foi reconstruído entre 1896 e 1898. Actualmente, encontra-se em mãos privadas e não está aberto à visita pública.
Desde 2002, está classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, incluído no sítio Vale do Alto Médio Reno.
História
[editar | editar código-fonte]O castelo foi erguido entre 1360 e 1371 pelo Conde Wilhelm II de Katzenelnbogen. A razão esteve, provavelmente, relacionada com a vizinhança directa do Burg Maus, um castelo do Eleitorado de Trier em construção desde 1356. Além disso, o castelo formava juntamente com o Burg Rheinfels, na outra margem do Reno, uma barra de alfândega e alargava a rede de castelos controlada no sudoeste da Alemanha pelos Senhores de Katzenelnbogen.
A linhagem dos Katzenelnbogen extinguiu-se em 1479. O condado - e, portanto, também o castelo - passaram para o Landgraviado de Hesse. Como consequência, o Burg Katz, assim como o Burg Rheinfels, foi um pomo de discórdia nas disputas de herança entre as linhagens Hessen-Kassel e Hessen-Darmstadt. Em 1626 e em 1647 foi cercado e parcialmente destruído. Durante as disputas, também foi reforçado por várias fortificações e posições de artilharia.
Em 1692, o castelo sofreu novas destruições durante o cerco ao Burg Rheinfels pelos exércitos de Luís XIV de França. No decorrer da Guerra dos Sete Anos, foi conquistado pelos franceses em 1758 e devolvido em 1763. Em 1806, Napoleão Bonaparte bombardeou o castelo e deixou o edifício arruindado, tal como aconteceu com o Burg Gutenfels.
Em 1816, as ruínas do castelo passaram para a posse do Ducado de Nassau, tendo passado por várias mãos privadas ao longo do século XIX, sendo finalmente adquirido em 1896 por Ferdinand Berg, administrador do distrito de St. Goarshausen. O novo proprietário deixou o castelo entregue aos planos do gabinete de arquitectos Schreiterer, de Colónia, com vista à construção duma nova residência com referência aos elementos medievais, de acordo com o gosto contemporêneo. Porém, foi tida pouca consideração pelos vestígios medievais existentes. A construção renana lembra remotamente o antigo palas. Verdadeiros troços medievais ainda estão preservados nas ruínas da torre de menagem, assim como na muralha de protecção e no zwinger.
Em 1928, o Castelo de Katz foi leiloado. Em 1936 caiu no Reichsarbeitsdienst ("Serviço de Trabalho do Reich"), sendo instalado um campo de treino no seu interior.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a República Federal da Alemanha, como legítima sucessora do Reich alemão, tornou-se dona do castelo. Serviu, então, como uma escola provisória do Institut Hofmann. Entre 1953 e 1966, estiveram alojados no castelo os alunos internos do referido instituto. Em 1964 ocuparam o recém construído, e agora nacionalizado, Wilhelm-Hofmann-Gymnasium, no centro de St. Goarshausener. A escola foi inaugurada em 1948, sob a direcção da família Altgelt. Como a escola em St. Goarshausen tinha sido parcialmente destruída pela guerra, o gymnasium foi deslocado para barracões especialmente construídos no recinto do castelo. Depois de renovações ocorridas em 1950-1951, o instituto regressou para a escola na povoação. Os barracões foram usados para a preparação de alunos internos.
Depois da saída do instituto, o Castelo de Katz passou a ser um centro de laser das obras sociais da Administração Federal das Finanças.
Actualmente o castelo é uma propriedade privada em mãos de japoneses e aloja um hotel. A sua visita pelo público em geral não é permitida.
Planta
[editar | editar código-fonte]O castelo é incomum por assentar sobre uma pequena parcela de terreno e apresentar, por esse motivo, uma construção compacta. O elemento central da fortaleza era, originalmente, a torre principal, de 40 metros de altura, situada no lado de ataque do castelo. Também era apoiada por um fosso quebrado no penhasco e por um bastião triangular fixado a montante. A torre residencial tinha três andares de altura.
-
O castelo, o Reno e o rochedo Lorelei
-
Vista do castelo
-
O castelo visto de baixo
Factos diversos
[editar | editar código-fonte]- Em 1435, os Condes de Katzenelnbogen foram os primeiros a plantar uvas da casta Riesling nos seus vinhedos
- O Castelo de Katz e os seus arredores são o cenário da acção do comic book belga L'Orgue du Diable ("O Órgão do Diabo"), pertencente às séries Yoko Tsuno, por Roger Leloup.
Literatura
[editar | editar código-fonte]- Burgen, Schlösser, Altertümer, Rheinland-Pfalz (Ed.): Staatliche Burgen, Schlösser und Altertümer in Rheinland-Pfalz. Schnell + Steiner, Regensburg 2003, ISBN 3-7954-1566-7.
- Michael P. Fuhr: Wer will des Stromes Hüter sein? 40 Burgen und Schlösser am Mittelrhein. 1. Aufl. Schnell + Steiner, Regensburg 2002, ISBN 3-7954-1460-1.