Castelo de Peveril

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Castelo de Peveril visto de Castleton.

O Castelo de Peveril (em inglês: Peveril Castle), também chamado de Castelo de Castleton (Castleton Castle), é um castelo apalaçado também conhecido no passado como Peak Castle.[1] Fica situado em Castleton, Derbyshire, Inglaterra. Ergue-se numa colina voltada para a aldeia, providenciando vistas através do Hope Valley e do Cave Dale. É protegido como Scheduled Ancient Monument (Monumento Antigo Marcado) e está classificado como listed buildingcom o Grau I.[2][3] O castelo recebeu o nome de William Peverel, um alegado, embora não provado, filho ilegítimo do Rei Guilherme I de Inglaterra, a quem foi concedido o Solar Real do Peak (Royal Manors of the Peak), pouco depois da Conquista Normanda, em 1066, administrando, deste modo, a Floresta do Peak a meias com o rei.

O castelo consistia numa pequena torre de menagem quadrada, que ainda está de pé, e cortinasd de muralhas. Traços de outros edifícios são visíveis dentro das muralhas, incluindo o sítio do salão que deve ter sido a principal acomodação.

O filho de Peverel, William Peverel o Jovem, caiu em desgraça junto de Henrique II e, o que levou a que o rei confiscasse as propriedades Peverel em 1155. Desde então, o castelo tem pertencido à Coroa ou ao Ducado de Lancaster, estando agora aos cuidados do English Heritage.

Referências

  1. «Detalhes do Peak Castle, Derbysire (1176).» 
  2. «Peveril Castle». Pastscape.org.uk. Consultado em 17 de março de 2008 
  3. «Peveril Castle Curtain Walls And Fragmentary Foundations». Heritage Gateway. Consultado em 22 de dezembro de 2010 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Great Britain. Department of the Environment (1979). Peveril Castle. [S.l.]: HMSO. ISBN 0116714662 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Castelo de Peveril