Castelo de Valongo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castelo de Valongo
Castelo de Valongo, Portugal.
<div style="position:absolute;top:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; left:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; width:3px; height:3px; background:#FF0000" title="Localização" onmouseover="width:5px;height:5px;">
Construção ()
Estilo
Conservação
Homologação
(IGESPAR)
MN
Aberto ao público

O Castelo de Valongo, também referido como Castelo Real de Montoito, no Alentejo, localiza-se na freguesia de Nossa Senhora de Machede, no município e distrito de Évora, em Portugal.[1]

Ergue-se posição dominante sobre uma elevação na Herdade da Grã, próximo ao ribeiro da vila.

O Castelo de Valongo está classificado como Monumento Nacional desde 1910.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

A primitiva ocupação humana do seu sítio remonta à época Romana, posteriormente sucedidos por Visigodos e Muçulmanos. Foram estes últimos os responsáveis pela fortificação do local, conforme o atestam algumas inscrições islâmicas em seu interior.

O castelo medieval[editar | editar código-fonte]

À época da Reconquista cristã da Península Ibérica, a sua estrutura foi reconstruída em fins do século XIV ou mesmo início do XV.

Do século XX aos nossos dias[editar | editar código-fonte]

Classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de Junho de 1910, encontra-se atualmente em ruínas.

Características[editar | editar código-fonte]

O castelo apresenta planta quadrada, reforçada nos vértices por quatro torres também quadrangulares. O topo das muralhas é percorrido por adarve defendido por ameias, estas também de secção quadrangular.

A Torre de Menagem é dividida internamente em três pavimentos, assentes sobre abóbadas em cruzaria de ogiva, em tijolos. Pelo lado Oeste, ergue-se uma outra torre, de menores dimensões adossada à muralha, onde se rasga uma entrada lateral. As seteiras, de tipologia típicamente medieval, atestam uma fase reconstrutiva do monumento que remete para os séculos XIV e XV.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Castelo de Valongo