Saltar para o conteúdo

Castelos de Augustusburg e de Falkenlust em Brühl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Castelos de Augustusburg e de Falkenlust em Brühl 

Schloss Augustusburg

Critérios (ii)(iv)
Referência 288 en fr es
País Alemanha
Coordenadas Brühl, Alemanha
Histórico de inscrição
Inscrição 1984

Nome usado na lista do Património Mundial

Schloss Falkenlust.

Os Palácios de Augustusburg e Falkenlust formam um complexo histórico de edifícios em Brühl, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Os edifícios estão ligados pelos amplos jardins e árvores do Schlosspark. Construídos no início do século XVIII, os palácios e jardins adjacentes são considerados obras-primas da arquitetura rococó inicial e estão classificados como Património Cultural da UNESCO desde 1984.[1] O Palácio de Augustusburg (em alemão: Schloss Augustusburg) e os seus parques servem também de local para os Concertos do Palácio de Brühl. É classificado como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 1984.

O Castelo de Augustusburg foi construído sobre as fundações de um castelo medieval em 1725. Foi planeado e financiado pelo Arcebispo-Eleitor do Colónia, Clemens August da Baviera da família Wittelsbach, e projetado pelos arquitetos Johann Conrad Schlaun e François de Cuvilliés.[1] Pouco depois, François de Cuvilliés desenhou o Falkenlust pavilhão de caça a sudeste para Clemens August praticar falcoaria, e o pavilhão foi construído entre 1729 e 1740.[1]

Os elaborados jardins que rodeiam o palácio de Augustusburg foram projetados por Dominique Girard. Um elaborado parterre para uma área a sul dos palácios foi também concebido, mas foi reestruturado por Peter Joseph Lenné no século XIX e transformado num jardim paisagístico. As tentativas de renovação da área têm-se revelado difíceis devido à fraca disponibilidade de materiais de origem.

Desde logo após a Segunda Guerra Mundial até 1994, Augustusburg foi utilizado como salão de receção para convidados de Estado pelo Presidente alemão, pois não fica longe de Bonn, que era a capital da República Federal da Alemanha naquela época.

O complexo palaciano é composto pelo Palácio de Augustusburg e pela estalagem mais pequena, Falkenlust, a cerca de 1,6 km a sudeste. O bloco principal do Palácio de Augustusburg é um edifício em forma de U, com três pisos principais e dois níveis de sótãos. As três alas são feitas de tijolos com reboco bruto.[1] Duas laranjeiras contíguas ao edifício principal nos lados norte e sul. A magnífica escadaria principal foi concebida por Johann Balthasar Neumann e feita de mármore ornamentado, jaspe e estuque.[1] O jardim principal, directamente a sul do Palácio de Augustusburg, é um complexo parterre, semelhante a um bordado, com quatro fontes e um espelho de água, ladeado por ruelas ladeadas por tílias.[1] Um caminho corre diagonalmente para sul deste jardim até à hospedaria Falkenlust.

O pavilhão Falkenlust foi construído no estilo de uma casa de campo, inspirando-se no pavilhão de caça de Amalienburg no parque do Palácio de Nymphenburg. O edifício principal tem dois andares, ladeado por dois edifícios térreos que albergavam os falcões do príncipe-eleitor.[1] No rés-do-chão, existe um salão oval.

O conjunto classificado é constituído:

Referências

  1. a b c d e f g «Castles of Augustusburg and Falkenlust at Brühl». UNESCO World Heritage Centre. United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization. Consultado em 15 de maio de 2021