Fortificações viquingues em anel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Castelos viquingues em anel)
Distribuição dos castelos viquingues em anel
Treleburgo, na Escânia, Suécia
Treleburgo em Slagelse, na Dinamarca
Vista aérea da fortificação circular perto de Slagelse na Dinamarca

A denominação Treleburgo (Trelleborg) é utilizada para designar coletivamente seis fortificações circulares localizadas na atual Dinamarca e no Sul da atual Suécia. Ela advém do primeiro exemplar descoberto, o Treleburgo próximo a Slagelse, cuja pesquisa arqueológica desenvolveu-se entre 1936 e 1941.

Também designadas como castelos viquingues em anel, essas estruturas remontam à época dos viquingues. Cinco deles foram datados como pertencentes ao reinado de Haroldo Dente-Azul da Dinamarca, falecido em 986. O sexto, o forte de Borgeby, foi datado como tendo sido erguido por volta do ano 1000, admitindo-se, por essa razão, que possa ter sido construído pelo mesmo soberano.

As seis estruturas possuem em comum o formato circular regular. Acredita-se que poderiam ter sido circundadas por uma muralha exterior, avançada, de planta circular ou não.

Lista de fortificações circulares[editar | editar código-fonte]

A tradição tentou explicar a origem do nome Treleburgo como uma fortificação construída por escravos, dada a semelhança com a palavra dinamarquesa træl para designar um escravo. Porém, a palavra trel (pl. trelle) oferece uma explicação mais plausível, uma vez que designa os pilares de madeira que recobrem ambos os lados da muralha circular.

Comparação das seis fortificações[editar | editar código-fonte]

Nome Diâmetro interior Espessura da muralha Número de casas Comprimento das casas
Aggersborg 240 m 11 m 48 32.0 m
Borgeby 150 m 15 m    
Borrering 122 m 10-11 m    
Fyrkat 120 m 13 m 16 28.5 m
Nonnebakken 120 m      
Treleburgo (S.) 136 m 19 m 16 29.4 m
Treleburgo (T.) 125 m      

Únicas na Europa, as fortificações erguidas sob o modelo Treleburgo seguiam um plano geométrico preciso, usando como medida o pé romano.

Pensa-se que terão feito parte de um sistema defensivo criado pelo rei Haroldo Dente-Azul, após a perda do sul da Jutlândia.

Outra teoria sugere que eram acampamentos para o exército de Sueno Barba-Bifurcada, em preparação para o seu ataque à Inglaterra. Londres foi saqueada por suas forças em 1013.