Cataratas de Kegon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cataratas de Kegon
Cataratas de Kegon
Vista das Cataratas de Kegon.
Características
Altura 97 m
Localização
Rio Oshiri
Países  Japão
Região Tochigi
Local Parque Nacional de Nikko
Cataratas de Kegon está localizado em: Japão
Cataratas de Kegon
Localização das Cataratas de Kegon no Japão
Coordenadas 36° 44' 16.5" N 139° 30' 7.1" E

As Cataratas de Kegon (華厳滝 Kegon Taki?) localizam-se no Lago Chuzenji (fonte do Rio Oshiri) no Parque Nacional de Nikko, perto da cidade de Nikkō, Tochigi, Japão. As cataratas foram formadas quando o Rio Daiya foi retraçado pelo fluxo de lava. Cerca de doze cachoeiras menores situam-se atrás e dos lados das Cataratas de Kegon, vazando através de muitas rachaduras entre a montanha e o fluxo de lava.

Com 97 m de altura, são uma das três maiores cachoeiras do Japão. No outono, o tráfego na rodovia de Nikko para Chuzenji pode às vezes aumentar com os visitantes vindo ver as cores do outono.

Em 1927, as Cataratas de Kegon foram reconhecidas como um das "Oito Vistas" que melhor mostravam o Japão e sua cultura no período Showa.[1]

As Cataratas de Kegon são famosas pelos suicídios, especialmente entre os jovens japoneses.[2]

Suicídios[editar | editar código-fonte]

Poema de morte de Misao Fujimura.

Misao Fujimura (1886 – 22 de maio de 1903), um estudante de filosofia e poeta japonês, é muito lembrado devido ao seu poema de despedida escrito diretamente sobre o tronco de uma árvore antes de cometer suicídio pulando das Cataratas de Kegon.

A história logo foi sensacionalizada em jornais da época e foi comentado pelo famoso escritor Natsume Soseki. Isto levou a famosa cachoeira a se tornar um local notório onde jovens desesperados tiram suas próprias vidas (Efeito Werther).[3]

Referências

  1. «日本八景(昭和2年)の選定内容. Ministério do Meio Ambiente do Japão.» (PDF)  Consultado em 3 de março de 2012. (em japonês)
  2. «Lake Chūzenji». Encyclopædia Britannica. 2011. Consultado em 13 de outubro de 2011  (em inglês)
  3. Iga, Mamoru (1978). «Suicide in Japan» 4 ed. Social Science & Medicine. Part A: Medical Psychology & Medical Sociology. 12. 513 páginas. PMID 734468. doi:10.1016/0271-7123(78)90118-9  p. 519 (em inglês)

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Kegon Falls», especificamente desta versão.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cataratas de Kegon