Catarina Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde março de 2010).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Emblem-scales.svg
A neutralidade deste(a) artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.


Catarina Pereira
Informação geral
Nome completo Catarina Pereira da Silva
Também conhecido(a) como Caty
Nascimento 13 de junho de 1990 (27 anos)
Origem Porto
País  Portugal
Gênero(s) pop, R&B, fado
Instrumento(s) vocal
Período em atividade 2007 - presente
Gravadora(s) Independente

Catarina Pereira (Matosinhos, 13 de Junho de 1990) é uma actriz, cantora portuguesa e recentemente participou no Festival RTP da Canção, ficando em 2º lugar por dois anos consecutivos, em 2010 e 2014.

É aluna do Curso de Dança da Escola Profissional Balleteatro do Porto. Sendo uma enorme fã de Michael Jackson, durante vários anos frequentou a Escola de Bailado Alberta Lima, em Matosinhos, onde aprendeu muito do que hoje sabe na área da dança. O seu talento foi reconhecido pelos T-Dance que a contrataram para ser uma das bailarinas do grupo que participa em vários tipos de eventos. Possuidora de uma voz única e de uma interpretação invejável, Catarina Pereira ficou conhecida pela participação no programa de caça-talentos Família Superstar. Após a participação no programa, foi escolhida para ser protagonista da versão portuguesa do sucesso mundial High School Musical: O Espectáculo. Em 2009, integra o elenco de A Gaiola das Loucas e já contou com músicas nas novelas Feitiço de Amor e Sentimentos, intituladas "Mais que perfeito" e "Acredita em Mim" ambas da TVI. Está neste momento naquela que é considerada como a melhor companhia de Teatro Musical do país desde 2009, no musical A Gaiola das Loucas com encenação de Filipe La Féria e com José Raposo à frente de um elenco de estrelas no qual Catarina tem papel de relevo. Em 2010 tentou a sua sorte no Festival RTP da Canção 2010 a convite de Carlos Coelho e Andrej Babic, dois senhores da música da europa. A música foi "Canta por Mim", um pop-étnico com guitarra portuguesa que se mostrou um sucesso europeu. Está actualmente a estudar em Londres. Em 2014 foi convidada por Carlos Coelho e Andrej Babic para voltar a participar no Festival da Canção 2014 com o tema dance/pop "Mea Culpa" tendo ficado em 2º lugar o que gerou alguma contestação nas redes sociais, à revelia dos resultados oficiais.

Família Superstar[editar | editar código-fonte]

A 3 semanas da Gala Final do programa da SIC apresentado por Bárbara Guimarães, ela e seu primo, Fernando, foram nomeados com a família que se sagrou vencedora do programa. Uma das músicas e dos momentos mais marcantes do programa foi mesmo protagonizado pela Catarina e a sua emocionante interpretação de «A Moment Like This», de Leona Lewis, onde mesmo com a sua voz em condições menos favoráveis devido a uma constipação mostrou o que valia enquanto intérprete. Esta foi mesmo a sua última música no programa e foi com ela que se sagrou vencedora da semana.

High School Musical[editar | editar código-fonte]

Após ter participado no programa, Catarina participou no casting para a versão portuguesa do musical baseado no filme com o nome homónimo: "High School Musical: O Espectáculo" e acabou por ficar com o papel principal, a tímida Gabriela que pouco tem a ver consigo. Esta acabou por ser a sua estreia como actriz e pode também mostrar ao seu público os seus dotes como bailarina e cantora. Em Janeiro, começaram os ensaios e de 28 de Fevereiro a 21 de Março encantou o Teatro Tivoli quase sempre com casa cheia. A 11 de Abril estreou em Vila Nova de Gaia, no Teatro da Avenida e manteve-se em palco até ao dia 25 de Maio. Entre os dois palcos, Catarina ainda esteve como representante do High School Musical Português, em Paris, na Eurodisney. Foi a sua estreia, no género musical que promete não ficar por aqui.

A Gaiola das Loucas[editar | editar código-fonte]

É a vez de, a 4 de Agosto de 2009, se estrear no palco do Rivoli, pelas mãos do encenador Filipe La Féria. A Gaiola das Loucas é um dos melhores e mais conhecidos musicais de sempre, trazidos para Portugal pelas mãos do melhor encenador. Barbara Alarcão, a Catarina, é filha do candidato conservador às próximas eleições Legislativas (Joel Branco) e pretende casar com Ricardo (Hugo Rendas) que é filho de um casal homossexual. O protagonista da peça é ZaZa Napoli (José Raposo), o nome artístico de Carlos Alberto, a maior transformista do cabaret e pai de Ricardo. O Dono do Cabaret e casado, em união de facto, com Carlos Alberto é Armando (Carlos Quintas). O elenco conta ainda com nomes como Rita Ribeiro (mãe biológica do Ricardo) ou Helena Rocha (mãe da Barbara) e faz da peça uma das melhores do encenador, com um elenco de luxo e com a Catarina numa excelente prestação, juntando-se aqueles que têm sido vistos pela crítica como os melhores desempenhos da carreira de Carlos Quintas e José Raposo. A peça com o elenco principal inalterado, esteve no Teatro Politeama de 25 de Novembro de 2009 a 27 de Junho de 2010, mantendo-se esgotado todas as semanas a todas as sessões. A 1 de Agosto de 2010, ruma para o Algarve; "A Gaiola das Loucas" tem a sua última viagem marcada, durante todo o mês de Agosto pelas 22h no Centro de Congressos de Arade, Portimão.

OGAE Second Chance[editar | editar código-fonte]

O "OGAE Second Chance" é um concurso da OGAE Internacional, e tal como o nome indica, é uma 2ª chance para todos os Países participantes no Eurofestival. É seleccionada pela OGAE de cada País uma música participante no festival nacional de cada um(geralmente é aquela que fica em 2º lugar), e até Outubro as canções participantes vão sendo pontuadas pelos respectivos Países. Em 2010 fomos representados pela Catarina Pereira com o tema "Canta por mim", de Andrej Babic e Carlos Coelho, obtendo um brilhante 3º lugar entre 22 Países participantes, sendo apenas suplantada pela Suécia e pela Dinamarca (1º e 2º lugares respectivamente). Em 2014 Portugal a OGAE Portugal fez-se representar novamente pela fabulosa Catarina Pereira com o tema "Mea Culpa",de Andrej Babic e Carlos Coelho, onde obteve de novo um brilhante 3º lugar, entre 20 Países concorrentes, sendo apenas ultrapassada pela Suécia (novamente 1º lugar), representada pela Helena Paparizou e o tema "survivor", e pela Espanha. Fonte: http://www.sechuk.com/IndexNew2008.htm Fonte: http://www.ogaeportugal.com/concursos.htm

Festival da Canção 2010[editar | editar código-fonte]

Catarina a interprear Canta por mim, no Campo Pequeno durante o Festival RTP da Canção

Catarina já tinha demonstrado o seu interesse em participar no Festival RTP da Canção. Em 2010 cumpre esse sonho, com a música Canta Por Mim, de Carlos Coelho e Andrej Babić (os mesmos autores daquela que é considerada a melhor canção portuguesa de sempre na Eurovisão, Senhora do Mar). Num ano que o Festival RTP viajou até ao Campo Pequeno, Catarina levou uma canção pop original que misturava o som da tradicional guitarra portuguesa de Luís Guerreiro com uma batida Dance, bem ao estilo do concurso televisivo Europeu. O público desde do início que aprovou a música, sendo a mais ouvida no Youtube e no site da RTP na altura das votações online. No dia 4 de Março vence a segunda semifinal e na grande final obtém o segundo lugar com o grande apoio dos portugueses, sendo a mais votada. Infelizmente, as regras do jogo ditavam que a classificação final fosse atribuída mediante 50% júri distrital composto por pessoas ligadas à música ou à imprensa. Este júri atribuíu apenas o 5º lugar à Catarina, que fez com que esta ficasse a um ponto da primeira classificada. Esta classificação final foi alvo de grande polémica devido à ligação profissional de vários elementos do júri aos concorrentes e à contestação por ter ganho alguêm que obteve apenas o 4º lugar nos votos dos portugueses. Esta contestação fez-se ouvir por toda a imprensa nacional e europeia. Esta aventura provou mais uma vez a veia artística, profissional e talentosa da Catarina, que está a crescer e a provar que merece um lugar de relevo no panorama cultural do país.

Concurso Pepsi[editar | editar código-fonte]

Catarina Pereira juntamente com um amigo seu de infância (Augusto Gonçalves), concorreram ao passatempo da Pepsi com a Mtv, onde o objectivo era imitar a Beyoncé, e eles optaram por imitá-la com dança e canto num medley. Eles venceram o passatempo e tiveram a oportunidade de conhecer uma das artistas mais poderosas mundialmente na actualidade na indústria do entretenimento. Com essa conquista, os amigos de infância fizeram várias presenças em discotecas apresentado o medley. Após esse encontro, Catarina e o seu amigo foram convidados também a ir ao programa matinal Querida Júlia na SIC apresentado por Júlia Pinheiro para demonstrar ao vivo como venceu o passatempo e falar de projectos futuros. Catarina contou que actualmente estuda teatro musical em Londres.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • O melhor do Mundo - Vários (iplay)

Catarina Pereira e Filipa Azevedo - Carrosel de Papel

  • Feitiço de Amor (BSO) (Farol Música)

Catarina Pereira - Mais que Perfeito

  • Sentimentos (BSO) (Farol Música)

Catarina Pereira - Acredita em Mim

  • Canta por Mim (independente)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]