Catch Me If You Can (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Catch Me If You Can"
Single de Girls' Generation
Lado B "Girls"
Lançamento 10 de abril de 2015
Formato(s) CD single, download digital, 12"
Gravação 2014–15
Gênero(s)
Duração 3:45
Gravadora(s)
Cronologia de singles de Girls' Generation em coreano
"Mr.Mr."
(2014)
"Party"
(2015)
Cronologia de singles de Girls' Generation em japonês
"Galaxy Supernova"
(2013)

"Catch Me If You Can" é um single do girl group sul-coreano Girls' Generation cantado em coreano e também em japonês. A versão coreana foi lançada digitalmente online em 10 de abril de 2015, enquanto a versão japonesa será lançada em 22 de abril de 2015 em um CD físico como seu nono single japonês. Os vídeos musicais foram lançados em 10 de abril de 2015 nas versões coreana e japonesa, através da SM Entertainment.[2][3] É a primeira vez que o grupo lançou as versões de um single em japonês e coreano simultaneamente. Este é também o primeiro lançamento com a formação de oito integrantes, desde a saída de Jessica Jung.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Em 18 de fevereiro de 2015, foi anunciado que Girls' Generation estava se preparando para seu retorno no Japão com o lançamento de seu nono single japonês intitulado "Catch Me If You Can", lançado em 22 de abril de 2015 no Japão.[4][5] Fazia um ano e sete meses (19 meses) desde o último single japonês do grupo, "Galaxy Supernova", que foi lançado em setembro de 2013.

Após uma espera de mais de um mês, em 23 de março, mais informações foram anunciadas sobre o novo single. Foi informado que a nova canção seria vendida em três edições—além da Regular/Primeira Edição Limitada e Edição Limitada Especial, que seria lançada em 22 de abril no Japão; uma gravação análoga de 12 polegadas também seria distribuída exclusivamente através da Universal Music Store em 27 de maio. A capa do álbum e um pôster mostrando as integrantes em camisas curtas brancas e calças militares foram também lançados juntamente com o anúncio.[6]

Em 1º de abril, a SM Entertainment revelou que uma versão coreana do novo single "Catch Me If You Can" também seria lançada digitalmente juntamente com a versão japonesa através de distribuidores online em 10 de abril. Os vídeos musicais, em coreano e em japonês, respectivamente, seriam revelados no mesmo dia, enquanto o CD físico começaria a ser vendido no Japão em 22 de abril.[7][8][9] A canção foi originalmente composta e gravada no Japão, mas o lado coreano viu o conceito e avaliou que poderia ser um bom recomeço para o Girls' Generation, e por isso decidiu também lançar uma versão coreana simultaneamente.

Em 29 de março, o Countdown TV da TBS compartilhou uma pequena prévia da canção, revelando ser uma faixa de dance-pop diferente dos demais singles japoneses até então lançados pelo grupo.[10][11] No clipe, é possível ouvir as garotas cantando "I'm going to find my heart" ("Eu vou encontrar meu coração"). O pano de fundo de batidas electro evolui até um clímax, antes de reduzir na frase, "Catch me if you can" ("Pegue-me se puder").

Às 12:00 KST do dia 10 de abril, a SM Entertainment lançou o vídeo musical coreano no YouTube e em outras mídias online, enquanto o vídeo musical japonês foi divulgado no site oficial do grupo em japonês. O áudio foi revelado ao mesmo tempo através de distribuidores online na Coreia.[12][13]

Composição[editar | editar código-fonte]

"Catch Me If You Can" foi descrita como uma faixa de electronic dance music (EDM).[14] Enquanto isso, seu lado B, uma canção intitulada "Girls", é uma balada de andamento médio com uma melodia contemporânea.[15][16]

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

O teaser do videoclipe da canção "Catch Me If You Can" foi lançado pela SM Entertainment em 8 de abril de 2015.[17] Ao meio-dia de 10 de abril, os dois vídeos musicais do single, em coreano e em japonês, foram revelados no YouTube.[18] Os dois vídeos são quase idênticos, com exceção da letra e certos ângulos de câmera. Esta é a primeira vez que ambas as versões são lançadas simultaneamente pelo grupo.

Os vídeos iniciam com folhetos em uma parede nos quais estão as palavras "Catch Me If You Can", que também aparecem no pôster promocional do single. Em seguida, as imagens de uma cidade movimentada à noite, onde a abundância dos mesmos folhetos quase onipresentes são mostrados. Aos 00:26, a câmera muda repentinamente para as integrantes em camisas curtas brancas e calças militares à luz do dia no que parece ser um local de construção ao ar livre com vários guindastes e escavadeiras ao fundo. O prelúdio da canção começa ao mesmo tempo, e as garotas começam a executar a coreografia. Nessa parte os vídeos são distintos dos anteriores na medida em que cenas individuais não são mostradas, mas posteriormente as garotas dançam de forma contínua com cada integrante em close-ups uma após a outra. Aproximadamente na metade da coreografia, a câmera foca e segue em um helicóptero vermelho que opera por trás das garotas e, em seguida, a câmera suavemente muda para o mesmo local de construção à noite, onde as garotas aparecem em roupas laranja neon. Elas então continuam sua coreografia no conjunto exterior até o final dos vídeos.

Em junho de 2015, uma versão do vídeo com Jessica acabou vazando na internet, onde foi presumido que a faixa já havia sido gravada antes da saída de Jessica do grupo em setembro de 2014.

Promoção[editar | editar código-fonte]

Antes do lançamento, todas as integrantes do Girls' Generation promoveram a nova canção em suas redes sociais, incluindo Instagram, Weibo e página oficial do grupo.[19][20][21][22][23] A agência também iniciou um concurso de selfie com a hashtag "#catchGG" no Twitter e em outras plataformas de mídia social que acompanharam o retorno do grupo.[24][25] No entanto, a SM Entertainment confirmou que esta versão especial em coreano da canção "Catch Me If You Can" não teria participação em promoções ou outras atividades, mas o grupo está planejando promover a canção no Japão após o lançamento em 22 de abril.

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

Download digital – Versão coreana[26]
N.º Título Letra Música Produtor(es) Duração
1. "Catch Me If You Can"   Mafly, Choe A-Leum Erik Lidbom, Jin Choi   3:45
2. "Girls"   Lee Seum-Lan Roel De Meulemeester, Guy Balbaert, Stefanie De Meulemeester   3:56
Duração total:
7:41
CD Single / 12" Picture Disc (Versão japonesa)
N.º Título Letra Música Produtor(es) Duração
1. "Catch Me If You Can"     Erik Lidbom, Jin Choi   3:45
2. "Girls"     Roel De Meulemeester, Guy Balbaert, Stefanie De Meulemeester   3:56
Duração total:
7:41

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

Versão coreana[editar | editar código-fonte]

"Catch Me If You Can"
Parada (2015) Melhor
posição
Vendas
Coreia do Sul Gaon Singles Chart[27] 35
Estados Unidos World Digital Songs Chart (Billboard)[29] 2
"Girls"
Parada (2015) Melhor
posição
Vendas
Coreia do Sul Gaon Singles Chart
  • KOR (download digital): 13.372[30]
Estados Unidos World Digital Songs Chart (Billboard)[29] 7

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

Região Data Formato Gravadora
Mundial[31] 10 de abril de 2015 Download digital
Japão[32][33] 22 de abril de 2015 CD + DVD
27 de maio de 2015 12" single

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Jeff, Benjamin (10 de abril de 2015). «Girls' Generation Show Mind-Blowing Dance Routine in 'Catch Me If You Can' Video». Billboard 
  2. «Girls' Generation, New Single "Catch Me If You Can" Korean Version Revealing Simultaneously on 10th». Korea Economic Daily (em coreano). Consultado em 1 de abril de 2015. 
  3. «Girls' Generation to release "Catch Me If You Can" in Japan and Korea simultaneously». Koreaboo. Consultado em 1 de abril de 2015. 
  4. «Girls' Generation, 2015 release decision! The Excitement of Tokyo Dome Concert Video Package, and a New Single of 2 Items!» (em japonês). Universal Music Japan. Consultado em 1 de abril de 2015. 
  5. «Girls' Generation preparing to drop their first Japanese single as 8 integrantes, 'Catch Me If You Can'». Allkpop. Consultado em 1 de abril de 2015. 
  6. «April 22 New Single "Catch Me If You Can" Details and Visuality Publicized!» (em japonês). Universal Music Japan. Consultado em 1 de abril de 2015. 
  7. «Girls' Generation "Restarting" to Decorate New Song PV, Revealing in April 10». Natalie (em japonês). Consultado em 8 de abril de 2015. 
  8. «Girls' Generation's New Single "Catch Me If You Can" Revealing Simultaneously in Korean and in Japanese on 10th» (em chinês). Consultado em 1 de abril de 2015. 
  9. «Girls' Generation to drop 'Catch Me If You Can' MV in both Korea and Japan simultaneously!». Allkpop. Consultado em 1 de abril de 2015. 
  10. «Listen to the preview of Girls' Generation's upcoming Japanese single, "Catch Me If You Can"». Koreaboo. Consultado em 1 de abril de 2015. 
  11. «Preview of Girls' Generation's upcoming single 'Catch Me If You Can' released!». Allkpop. Consultado em 1 de abril de 2015. 
  12. «Girls' Generation, Today (10th) at Noon the Song "Catch Me If You Can" Revealed». MSN Korea. Consultado em 10 de abril de 2015. 
  13. «Girls' Generation, Japanese Single "Catch Me If You Can" Korean Version Music—MV Release». Herald Corp (em coreano). Consultado em 10 de abril de 2015. 
  14. «Girls' Generation to Release New Single in Japan». The Chosun Ilbo. 14 de abril de 2015. Cópia arquivada em 18 de abril de 2015 
  15. «Girls' Generation, Continue to Evolve "Watch Music" with Intense Choreography». Natalie (em japonês). Consultado em 8 de abril de 2015. 
  16. «Girls' Generation wraps up outdoor MV filming for Japanese single, "Catch Me If You Can"». Koreaboo. Consultado em 1 de abril de 2015. 
  17. «"Catch Me If You Can" Prior to the Release on April 10 Simultaneously in Japanese and Korean, Music Video Teaser Released!» (em japonês). Universal Music Japan. Consultado em 8 de abril de 2015. 
  18. «Girls' Generation on Twitter». Twitter. Consultado em 10 de abril de 2015. 
  19. «Girls' Generation's Yuri looks absolutely gorgeous in comeback countdown selca». Koreaboo. Consultado em 8 de abril de 2015. 
  20. «SNSD upcoming music video sneak peak». Korea Herald. Consultado em 8 de abril de 2015. 
  21. «Taeyeon uploads stunning group selca ahead of Japanese comeback for "Catch Me If You Can"». Koreaboo. Consultado em 8 de abril de 2015. 
  22. «Girls' Generation rev up for musical comeback». Korea Herald. Consultado em 8 de abril de 2015. 
  23. «STARHOME > From Girls' Generation». SM Town. Consultado em 13 de abril de 2015. 
  24. «Selfie Photo and Video Application Planning "#catchGG" Start!» (em japonês). Universal Music Japan. Consultado em 8 de abril de 2015. 
  25. «Girls' Generation Becomes Kiro! Selfie Contest Started». Natalie (em japonês). Consultado em 8 de abril de 2015. 
  26. «iTunes – Music – Catch Me If You Can». iTunes Store US. Apple Inc. Cópia arquivada em 12 de abril de 2015 
  27. «South Korean Gaon Chart: Singles – The 16th Week of 2015» (em coreano). Gaon Digital Chart. Cópia arquivada em 16 de abril de 2015 
  28. Referências de vendas para "Catch Me If You Can":
  29. a b «World Digital Songs : Apr 25, 2015 | Billboard Chart Archive». Billboard. Prometheus Global Media. Cópia arquivada em 18 de abril de 2015 
  30. Referências de vendas para "Girls":
  31. Lançamento mundial do single "Catch Me If You Can":
  32. «Japanese release for 'Catch Me If You Can'» (em japonês). Amazon.co.jp. Consultado em April 18, 2015.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  33. «Girls' Generation Discography – Catch Me If You Can» (em japonês). Universal Music Japan. Consultado em 19 de abril de 2015.