Catedral Basílica São Luís Gonzaga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Catedral Basílica São Luís Gonzaga é a Igreja Matriz da cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Catedral Basílica São Luiz Gonzaga
Religião Católica Romana
Diocese Diocese de Novo Hamburgo
Bispo Zeno Hastenteufel
Local Novo Hamburgo

História[editar | editar código-fonte]

A fundação da futura Igreja Matriz foi iniciada em 7 de janeiro de 1924 após a compra de um terreno com 9.650m², onde se encontra hoje a Catedral Basílica São Luís Gonzaga.

A nova Igreja foi planejada para se construída com três naves, e media 25m de comprimentos por 18m de largura, pelo Arquiteto José Lutzenberger, e as obras foram patrocinadas pela Construtora Breidenbach & Mosmann Cia. Ltda.

Em 6 de junho de 1952 o Arcebispo Dom Vicente Scherer, de Porto Alegre, deu a benção a nova Matriz. Já era coberta a parte da construção em julho de 1953.

No dia 21 de março de 1954 inaugurava-se parte da Matriz e no dia seguinte foi demolida a saudosa capelinha de 1924 (o seu material foi enviado para construir uma paróquia no bairro Rondônia, chamada Nossa Sª Das Graças).

Em 1956 foi destruída a parede divisória e colocada a majestosa dimensão do novo Templo. No mesmo ano foi instalado o órgão tubular “Bohn” (avaliado hoje em US$ 133.000).

Em 1959 foi contratado o renomado pintor Italiano Aldo Locatelli para fazer as pinturas sacras de São Luís Gonzaga, padroeiro da Paróquia São Luís e que hoje se pode ver no Presbitério da referida da igreja.

Com a criação da Diocese de Novo Hamburgo em 30 de março de 1980, foi elevada à Catedral São Luís Gonzaga. A catedral foi consagrada apenas em 12 de outubro de 1991. Passou a ser Catedral Dedicada e a partir desta data mereceu o título de Catedral Basílica São Luís Gonzaga.

Entre 1994 e 1995 foi feita uma grande restauração, com iluminação externa das torres e laterais (Instalados 78 focos de luz sódio).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]