Catedral da Dormição (Vladimir)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Catedral da Dormição (Moscovo).

A Catedral da Dormição (ou Catedral da Assunção) costumava ser a catedral-mãe do Império Russo medieval nos séculos XIII e XIV. É parte do sítio classificado como Patrimônio Mundial denominado Monumentos Brancos de Vladimir e Susdália.

A catedral foi encomendada por André I e consagrada à Dormição de Maria, que promoveu como protetora de suas terras. Originalmente construída em 1158-1160, a catedral foi aumentada em 1185-1189 para refletir o prestígio de Vladimir. Permaneceu a maior igreja da Rússia durante mais de três séculos.

André e outros regentes do Principado de Vladimir-Susdália foram enterrados na cripta dessa igreja. Diferente de outras igrejas, sobreviveu à grande devastação da cidade em 1239, quando os bandos de Mongóis de Batu Khan tomaram a capital.

O interior foi pintado no século XII e depois repintado por Andrei Rublev e Daniil Chyorny em 1408. A Catedral da Dormição serviu como modelo para Aristotele Fioravanti quando ele projetou no Kremlin de Moscovo a Catedral da Dormição em 1475-1479.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Catedral da Dormição (Vladimir)