Catedral do Espírito Santo (Minsk)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Catedral do Espírito Santo
A Catedral do Espírito Santo, na Bielorrússia.
A Catedral do Espírito Santo, na Bielorrússia.
Local Minsk
País Bielorrússia
Religião Igreja Ortodoxa Russa


Estilo arquitetónico Barroco
Início da construção 1633
Fim da construção 1642
Página web http://www.katedra.by/

A Catedral do Espírito Santo é uma catedral localizada em Minsk, capital da Bielorrússia, sendo o principal templo da Igreja Ortodoxa Russa no país.

História[editar | editar código-fonte]

A história da Catedral se inicia entre 1633 e 1642, quando o prédio foi construído, servindo como um convento católico. Em 1741, o prédio foi destruído por um incêndio, que causou a reconstrução do mosteiro.

Em 1852, o mosteiro foi extinto e transferido para Shults. Desde 1860, a Igreja tornou-se uma antiga igreja ortodoxa. O edifício foi reconstruído várias vezes. Na parte nordeste ao templo adjacente, foi construído um edifício de dois andares em forma de U.

Em 1869, a pedido do Arcebispo de Minsk e Bobruisk, Alexander Dobrynin, o Tesouro Nacional atribuiu os fundos necessários para trazer a igreja e o edifício adjacente na ordem correta para abrir um mosteiro ortodoxo. Foi atribuído um montante de 13 mil rublos, metade dos quais é usado para a reparação do templo e no dispositivo que novo iconostasis. Foram construídas uma biblioteca e uma sacristia. Em maio de 1870, foi levantado o Sínodo, baseado no Mosteiro do Espírito Santo, em Minsk.[1]

Nos tempos soviéticos[editar | editar código-fonte]

A catedral foi fechada nos primeiros anos do poder soviético. Os religiosos retomaram as atividades na catedral apenas após a ocupação alemã na Bielorrússia. Além desta, outras catedrais ortodoxas também foram fechadas em Minsk, por autoridades soviéticas, entre estas, a Catedral Peter and Paul, que também começou a agir novamente nos anos de ocupação alemã. Com isso, a catedral Santo Duhovskiy se tornou a catedral da diocese de Minsk.

Pós-1990[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a Catedral do Espírito Santo é a principal catedral de Minsk. Possui uma série de grandes ícones da Escola Académica de Moscou. Abriga a relíquia mais preciosa - o ícone milagroso da Mãe de Deus.

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Catedral do Espírito Santo (Minsk)