Categoria Discussão:Línguas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

±±±A Wikipédia em Inglês usa o seguinte padrão:

English, desabmiguação english_language, página sobre a língua inglesa


Eu proponho que nós usemos um padrão semelhante: Inglês Inglês_(língua), ao invés de língua inglesa, (criando redirecionamento, é claro) para poder as línguas aparecerem aqui nesta categoria (e todas as outras) em ordem alfabética. Estão quase todas ficando na letra L.

Outra coisa, está escrito "category" ali em cima... Não sei onde mexer para traduzir. (Tomei até um susto, achei que estava postando por engano na WP em Inglês!)

--Osias 16:45, 10 Ago 2004 (UTC)

Eu também acho preferivel usar o nome da língua e desambiguar. Mas mesmo como está, podes fazer com que caia tudo na ordem correcta usando [[categoria:lingua inglesa|inglesa]].
Ah! Um problema adicional é que os redirecionamentos de categorias não funcionam como os de artigos, por isso se quisermos mudar, quanto mais depressa, menos trabalho. --Rui Malheiro 17:11, 20 Ago 2004 (UTC)
Concordo, estava procurando um lugar para discutir essa mesma idéia! Pelo jeito a questão esfriou, mas vou começar o trabalho de formiguinha já achando que não vai ser desfeito. --Leonardo Ferreira Fontenelle 19:38, 10 Abril 2006 (UTC)

Ei! Gostei da dica! Ela me capacita continuar crescendo a categoria e largar pra membros mais exeperientes o debate sobre os nomes das línguas (ainda tenho a opinião de alterar, mas não quero me desgastar mais do que já estou desgastado...)


Obrigado mesmo!!!


--Osias 17:19, 20 Ago 2004 (UTC)



Que engraçado... apezar de aparecer na letra J, o Japonês continua como "língua japonsesa".

Será que fiz errado ou é bug? Tá com cara de bug... Ou será que até de noite roda um processo agendado que atualiza? --Osias 17:28, 20 Ago 2004 (UTC)

Como se costuma dizer, "não é bug, é feature". Seria melhor que funcionasse como nos links, mas não, é mesmo assim que fica. --Rui Malheiro 17:58, 20 Ago 2004 (UTC)

Se não é bug, eu não entendi para que serve... Você pode colocar uma palavra no comando categoria, mas só a primeira letra é usada, para reposicionar o texto numa suposta ordem alfabética... É isso???

Independente disso... Não atende... Só o que vai resolver é mudar tudo para "Japonês_(Língua)"

--Osias 22:45, 20 Ago 2004 (UTC)

Não é bug. É isso. Japonês_(Língua) não muda nada. --JoaoMiranda 23:08, 20 Ago 2004 (UTC)
O que o Osias queria dizer, é que se podia mover 'Lingua japonesa' para 'Japonês (Língua)'.
Vantagens:
  1. Mais fácil de ordenar em listas e categorias
  2. Mais fácil de escrever ([[japonês (Língua)|]] vs. [[Língua Japonesa|japonês]])
Desvantagens:
  1. No caso das categorias, era necessário corrigir os links à mão.
--Rui Malheiro 23:32, 20 Ago 2004 (UTC)
Acho que não estou a perceber. Ora vejamos:
Em texto corrido escreve-se [[japonês]] ou [[língua japonesa]]. Nunca [[Língua japonesa|japonês (língua)]]. Se a alternativa japonês (língua) for adoptada somos forçados a escrever [[língua japonesa|japonês (língua)]].
Basta escrever [[Língua japonesa|Japonês (língua)]] (pipe trick, ver Dicas e truques) --Rui Malheiro 00:56, 21 Ago 2004 (UTC)
Se optarmos por [[língua japonesa]], basta escrever na página da língua [[categoria:Línguas|japonesa]] e as listas ficam por ordem alfabética. Neste momento só precisamos de mudar meia dúzia de páginas.
Se optarmos por [[Língua japonesa|japonês (língua)]] basta mover língua japonesa para japonês (língua) e a lista actualiza automaticamente. Não é a categoria que é redireccionada. É a página da língua. --JoaoMiranda 00:23, 21 Ago 2004 (UTC)
Pois é! Eu é que estava a pensar que se estava a criar categorias tipo "[[categoria:língua japonesa]]". Esqueçam este argumento. --Rui Malheiro 00:56, 21 Ago 2004 (UTC)

Eu continuo a achar que o mais simples é usar simplesmente "japonês". A única confusão possível é com o povo, e nunca se usa nesse sentido "japonês" sem "povo": ou é "japoneses" ou é "povo japonês". Julgo que a solução mais simples é, portanto, pôr as línguas no seu nome simples e um link para os povos respectivos em cada uma. --Jorge 23:49, 20 Ago 2004 (UTC)

Pode haver confusão quando se diz: O Hirohito é japonês. --JoaoMiranda 00:23, 21 Ago 2004 (UTC)
Jorge, não é bem assim. Pode ser um japonês, como em "judo é um desporto japonês". Claro que aqui se deveria usar "[[Japão|japonês]]", mas vão sempre haver casos. Eu defendo que "Japonês" deveria ser uma página de desambiguação, com os significados:
E o equivalente para as restantes línguas e nacionalidades --Rui Malheiro 00:46, 21 Ago 2004 (UTC)
É precisamente por causa desses casos de links mal direccionados (que haverá sempre, de uma forma ou doutra) que eu proponho o tal link no topo do artigo linguístico. No fundo é um caso semelhante ao que existe, por exemplo, em São Paulo, com o artigo mais relevante no título e um link para os outros a abrir. No caso das línguas, proporia algo como:
Este artigo é sobre a língua. Se pretende informações sobre o Japão ou os japoneses, siga estes links.
Tão vendo a ideia? --Jorge 01:29, 21 Ago 2004 (UTC)
Eu estou vendo, mas não estou comprando :) O que é mais frequente? Escrever que Yakoshi é japonês ou que ele fala japonês? Vou dormir sobre o assunto (antes que adormeça sobre o teclado) --Rui Malheiro 02:30, 21 Ago 2004 (UTC)

Predefinição:Língua[editar código-fonte]

É só para informar que criei a Predefinição:Língua (discussão) - uma infobox semelhante à inglesa. Exemplo de uso: Swati -- Tintazul 11:18, 12 Novembro 2005 (UTC)

Renovação dos artigos sobre línguas[editar código-fonte]

Estou trabalhando na renovação da página sobre a ISO 639, inclusive pretendo rever a ortografia das traduções de nome de língua (ver minha página de usuário e o Café das humanas). Como encontrei nas discussões acima eco de algumas idéias minhas, pretendo mover os artigos sobre língua para nomes tipo [[português (língua)]] e implantar a predefinição:língua. Alguém mais se candidata? --Leonardo Ferreira Fontenelle 02:55, 14 Abril 2006 (UTC)