Categoria Discussão:Pessoas surdas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O texto seguinte foi movido de: Usuário Discussão:Belanidia#Categoria

Lucia, vi que criaste a Categoria:Surdos, mas não colocaste categoria nela. Então, me atrevi, e coloquei a Categoria:Deficiências físicas lá, mas não sei se está correto, e fiz isso pq Cegueira já estava na categoria. E se estiver correto, todos os artigos que estão na categoria Surdos devem ser categorizados como deficiência física tb, que é mais específica que apenas Categoria:Deficiência. Se fiz bobagem, vais ter que modificar... Poderias verificar? Se eu fiz bobagem me desculpa, mas a intenção foi ajudar. Bjs, --Nice msg 07:59, 11 Abril 2007 (UTC)

  • Creio que se incluirem Categoria:Educação especial e Categoria:Cultura, fica perfeito. O que pensam? AlegreMarcos msg 09:08, 11 Abril 2007 (UTC)
    • Marcos, tem um problema, se incluirmos apenas isso, não dará ideia de que a categoria é para os artigos de Surdos (educação especial e cultura envolvem muitas mais coisas). Do mal o menos, como se costuma dizer, por isso penso que que Deficiências físicas é a que mais se encaixa (embora que não seja a perfeita) - a menos que se incluíssem as 3 categorias, pode isso? A minha intenção seria criar uma categoria, e não uma subcategoria - uma vez que não há categoria que encaixe exactamente no assunto ... não dava para ser assim? Belanidia Olá! 12:34, 11 Abril 2007 (UTC)
      • Bem, creio que pode ter mais de uma categoria. Devemos sempre facilitar aos leitores para que encontrem mais fácil os artigos. Vou fazer um teste, se opinarem ao contrario, podemos rever, afinal estamos aprendendo. Se depois quiseres mudar fica a vontade. abraco,Marcos msg 13:42, 11 Abril 2007 (UTC)

Olá Lucia, pode ter sim mais de uma categoria, quando o assunto se encaixa em várias... e existem diversos casos assim, como Categoria:Instituições de ensino, que está incluído em Categoria:Instituições e Categoria:Ensino; Categoria:Filmes de animação, incluído nas Categoria:Filmes por gênero e Categoria:Animação; Categoria:Cinema, incluído nas Categoria:Artes cénicas e Categoria:Entretenimento; por exemplo. O que não pode é uma categoria ficar sem estar incluída numa categoria mais abrangente. No caso dos Surdos, creio que categorias Deficiências físicas e Educação especial está ótimo! Já a categoria Cultura é uma categoria muito abrangente, e não me parece bem, pois as categorias devem categorizadas em categorias imediatamente seguintes, se é que me entendes... hehehe. Bjs, --Nice msg 20:14, 11 Abril 2007 (UTC)

  • Sob o aspecto lógico, preciso lembrar que as categorias citadas devem todas fazer alusão umas às outras, de modo todo-inclusivo. Todas são úteis, pois válidas. Ainda sob o prisma lógico, é também conveniente apresentar que a relação de subordinação mais imediata (não a única, mas a mais perceptível) é a seguinte: Categoria:Surdos é subconjunto de Categoria:Deficiências físicas, que é subconjunto de Categoria:Deficiência, todos eles conexos com Categoria:Cultura, Categoria:Educação especial e outras mais... Isso, com efeito, é fundamental para o propósito enciclopédico, mormente quando se tenha em mente que o consulente deve ter facilitada a consulta. EgídioCamposDiz! 20:25, 11 Abril 2007 (UTC)

Bem, quando nos referimos ao termo SURDOS, estamos a referir-nos a pessoas com uma deficiência física, sim, mas também a um conjunto de pessoas que partilham uma determinada cultura. Por isso, a categoria:cultura tem muitíssimo que ver com a subcategoria:surdos. Aconselho que vejam a definição de Surdez, na wiki-en, que mostra bem que o termo se refere a uma cultura específica, tanto quanto à deficiência em si. Assim sendo, e contando que mesmo com três categorias, a referida subcategoria não fica bem categorizada, a minha sugestão é que se siga o modelo correctíssimo da wiki-en, e se transforme a subcategoria:surdos na categoria:Cultura surda, a qual, está, por sua vez, dentro de categoria:subculturas (não sei se esta existe por cá). A wiki-en segue o modelo correcto - se ficar igual,por mim está óptimo. Que acham? Belanidia Olá! 22:26, 11 Abril 2007 (UTC)

O que o Egidio falou está corretíssimo! Cada categoria está englobada em outra mais abrangente, e assim por diante. Por isso, colocar Surdos em Categoria Cultura me parece de certa forma incorreto, pois antes antes dela, existem outras categorias mais específicas para o tema em questão. Cultura dos surdos ou Cultura surda me parece ok! :-)) Quanto às categorizações na wiki:en, não sei se deves te guiar por eles, pq aqui na pt:wiki temos por norma categorizar o menos possível e o mais especificamente os artigos, ao contrário do que ocorre por lá, onde inventam categorias as mais esdrúxulas que eu já vi na vida! Não dá para ter a en:wiki como exemplo de categorização aqui pq é algo que já foi definido, se não me engano antes de eu começar a colaborar, eu acho... aqui, menos é mais! hehehe. Tanto é que volta e meio eu percebo que retiram categorias muito abrangentes dos artigos para deixar somente as mais específicas. Quanto à utilização da Categoria:Educação especial, eu não concordo com o Egidio, creio que ela se adapte perfeitamente ao caso em questão... mas talvez seja conveniente ter outra opinião. Quem sabe perguntas para o Usuário:Dantadd? Acho que ele poderia ajudar nesta nossa discussão. bjnhos, --Nice msg

PS - não sei pq minha letra ficou azul??!? Ultimamente as páginas de discussão andam estranhas... --Nice msg 22:45, 11 Abril 2007 (UTC)

OK, mas então, como ficaria? É que a categoria:Cultura surda (ou dos surdos) não existe, por agora. Ou se cria uma, nova (e ficamos com duas: uma de surdos, outra de cultura surda), ou movia-se todo o conteúdo para a nova categoria:cultura dos surdos. Se achas melhor, vou sim chamar o Dantadd. Agradeço a todos a vossa colaboração neste assunto. Belanidia Msg ! 23:55, 11 Abril 2007 (UTC)

P.S. - Nice, o que está a por o teu texto azul é a minha assinatura, mas o mais interessante é que este fenómeno apenas acontece na minha discussão, heheheh! Vou ter de chamar a assistência técnica. Alegre Belanidia Msg ! 23:55, 11 Abril 2007 (UTC)

Na dúvida, acho que uma solução provisória seria categorizar em Categoria:Pessoas, é mais "neutro", digamos assim. Dantadd 23:09, 11 Abril 2007 (UTC)

Em primeiro lugar, não te preocupes, pode me chamar sempre que quiser, precisar e eu puder ajudar! Em segundo, esta é uma das poucas vezes que não concordo totalmente com o Dantadd, e olha que geralmente concordamos... hehehe... Acho que ficaria bem colocar Surdos na Categoria:Pessoas, uma vez que lá existem Canhotos, Deficientes famosos, Centenários, Mártires, Criminosos, Socialites etc. Mas não somente nesta categoria! Continuo com a opinião de que colocar os artigos sobre Surdez na Categoria:Deficiências físicas e Categoria:Educação especial também é interessante e torna mais específico! E retiraria a Categoria:Cultura, por ser muito abrangente. Também não criaria a Categoria:Cultura surda ou Categoria:Cultura dos surdos para não diversificar demais e não complicar. Acho que é isso! --Nice msg 23:32, 11 Abril 2007 (UTC)

Amiga, desculpa ... eu devo estar meio lenta hoje. Mas é que tinhas dito que Cultura dos surdos ou Cultura surda te parecia bem ... agora dizes para não criar outra categoria ... não percebo. Tristeza Movo uma (categoria:surdos) para a outra (categoria:cultura surda)? Ficava só uma! Assim ficava resolvido. É que sem a vertente cultural a categoria não estará completa ... assim, bastava essa alteração no próprio nome e não se incluía a categoria:cultura (ficava só as de deficiência física e educação especial). Achas que pode? Belanidia Msg ! 23:55, 11 Abril 2007 (UTC)

Falei para não criar a nova cat para não complicar, uma vez que já existia a Categoria:Surdos, e colocando-a na Categoria:Pessoas, me pareceu o título mais adequado. Mas, caso decidas trocar a Categoria:Surdos por Categoria:Cultura surda ou semelhante (e que não considero má categoria - quem julga qual a melhor és tu!), não fazer redirect e nem mover, pq acaba dando uma imensa confusão... tenho visto que isso sempre provoca dispersão dos artigos e fica um caos e para consertar e unificar tudo dá um trabalhão! Aconteceu algo assim nas Categoria:Banda desenhada, Categoria:Quadrinhos e Categoria:Arte seqüencial, cada uma redirect da outra, e arrumar tudo foi um terror! E ainda por cima, tinha a Categoria:Banda Desenhada, com letra maiúscula!!! É melhor então que cries a nova categoria, troques em cada artigo a Categoria Surdos pela nova categoria e, depois de tudo isso feito, coloques a Categoria:Surdos em ER, com a explicação erro meu para justificar a eliminação. Foi por isso que aparentemente mudei de idéia... por causa da sugestão do Dantadd de colocar em Categoria:Pessoas, para não dar mais trabalho, para aproveitar o que já existe... Será que agora expliquei melhor? Alegre --Nice msg 00:03, 12 Abril 2007 (UTC)

Tudo bem, deixa para amanhã... enquanto isso, pensas melhor! Só depois que te escrevi é que notei que fazes questão de Cultura surda! Por acaso, educação especial não está em cultura??? Acho que não, né? Tb vou pensar melhor e amanhã te ajudo no que precisares. Boa noite e até amanhã, --Nice msg 00:11, 12 Abril 2007 (UTC)

  • Estou contente de ver o grande interesse numa causa nobre. Acrescentei o artigo Cultura surda à Categoria:cultura, penso que ficará de fácil acesso ao leitor. É bom lembrarmos, que muitos dos consulentes são surdos que encontrarão a ligação dos artigos através destas categorias. Quanto mais facilitarmos as suas pesquisas, melhor, pois estaremos atingindo um dos objectivos desses artigos, a Inclusão digital dos surdos, nesta Enciclopédia. Marcos msg 04:53, 12 Abril 2007 (UTC)
  • Não está... surda a questão! Muito ao contrário, está em acalorado e notável aprimoramento. Parabéns a todos! Parabéns, Professora Lúcia (ué?!... mudaste de assinatura. Ficou... azul que nem Lúcia!...). EgídioCamposDiz! 13:26, 12 Abril 2007 (UTC)

Depois de pensar detalhadamente no assunto ... penso que deve ficar exactamente como está ... com as 3 categorias. Sim, a Cultura faz lá falta, uma vez que os surdos têm uma cultura própria, idêntica em todo o mundo (nessa cultura até entram ouvintes também). Se for preciso eu arranjo matéria para entenderem melhor. De facto, o assunto não ficará completo sem a Cultura, pelo que ela deve ser mantida. Vou transferir toda esta secção para a discussão da página em questão - sintam-se à vontade para inserir mais comentários lá. Obrigada a todos. Lácia Msg !!! 20:29, 13 Abril 2007 (UTC)

  • Concordo contigo Lucia. A cultura surda traz em si elementos importantes que a identificam, a constituem e a colocam no rol das diferentes culturas. Uma cultura difere da outra pelo poder que a constitui. Por exemplo, se perguntarmos: Por que os surdos querem professores Surdos e livros traduzidos para sua língua? A resposta identifica a caminhada para a diferença: “para tornarem-se sujeitos de sua história”, saírem da exclusão, construírem sua identidade em presença do outro surdo, para terem direito à presença cultural própria. Eles tem direito a sua cultura, e de fazerem parte da Categoria:cultura. abraço, Marcos msg 01:31, 14 Abril 2007 (UTC)

Título da categoria[editar código-fonte]

Não seria melhor que o título dessa categoria fosse Categoria:Surdez. Assim haveria a subcategoria Surdos e dentro dela surdos por país e etc. --Minerva97 (Discussão) 21h11min de 27 de agosto de 2011 (UTC)[responder]

Bom, já fiz a mudança. --Minerva97 (Discussão) 20h15min de 29 de agosto de 2011 (UTC)[responder]
Oi Minerva, como vai? Eu, que trabalho bastante nesse tema (surdos e surdez) não vi nenhum inconveniente na mudança. Obrigada por arrumar tudo. :) BelanidiaMsg 10h30min de 30 de agosto de 2011 (UTC)[responder]